Um presépio diferente vem atraindo a atenção dos estudantes da Escola Municipal José Pereira da Silva, no bairro Itaberaba, em Juazeiro. O cenário do nascimento de Jesus, montado em formato interativo, foi criado por estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, utilizando o método Explorum, com o objetivo de promover a acessibilidade.
Na exposição, os estudantes podem interagir com as peças e ouvir frases e sons dos animais através do acesso a sensores e botões. “A proposta de criar o presépio surgiu da provocação da professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Nara Janine. Ela solicitou algo para que os alunos com deficiência pudessem interagir. Então, utilizando o Explorum, nós usamos a programação para possibilitar a interação com o material de exposição no pátio da nossa escola. O objetivo maior é que o aluno possa observar o som e possa interagir com frases utilizando a programação. Nossos alunos gostaram bastante do projeto, pois entenderam que eles podem criar”, explicou.
Para o estudante do 3º do Ensino Fundamental, Abner da Lima Santos, a participação no projeto foi enriquecedora. “Fazendo o presépio, eu aprendi várias coisas, sobre português, matemática, sobre Explorum. O presépio ficou muito bom e eu amei essas atividades”, disse Abner, que contou com a concordância do colega. “Eu assisti uns vídeos do Explorum, a professora orientou e foi muito bom, porque eu aprendi como se faz a programação”, acrescentou Roniel dos Santos Ferreira, aluno do 5º ano.
Além da organização das coordenadoras pedagógicas Claudiane Sena e Perpetua Morais, o projeto contou com o apoio da professora de AEE, Nara Janine, e da gestora da unidade escolar, Maria Olívia.
—
Fonte: Ascom/PMJ