A presidente do Sindicato da Agricultura Familiar de Petrolina (Sintraf-Petrolina), Isalia Damacena, provocou uma reunião, na manhã desta quarta-feira (11), na sede da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) para discutir a aplicação da lei municipal que garante o direito à meia passagem no transporte coletivo para estudantes de Petrolina.
Durante o encontro, Isália propôs a ampliação do benefício para estudantes que moram em Petrolina- PE e estudam em Juazeiro- BA, considerando a forte integração entre os dois municípios do Vale do São Francisco.
Segundo Isalia Damacena, muitos estudantes, especialmente os que vivem nos perímetros irrigados e na zona rural, dependem desse apoio para garantir a continuidade dos estudos. “Os estudantes, principalmente dos perímetros irrigados, enfrentam distâncias maiores e custos de deslocamento. Discutir alternativas que ampliem esse acesso é fundamental para garantir o direito à educação”, destacou.
A reunião contou ainda com a presença do diretor-presidente da AMMPLA, Edilson Leite, do assessor especial Paulo Valgueiro e de Itálo Lucena, membro da equipe jurídica do órgão. O encontro teve como objetivo avaliar caminhos legais e institucionais para avançar no debate sobre o benefício aos estudantes da região.
Uma reunião com o Procurador-Geral será agendada para análise legal para a concessão do benefício.
Mônia Ramos -Jornalista
Ascom Sintraf-Petrolina



