Representando o território do São Francisco, a presidente do Sintraf-Petrolina, Isalia Damacena, participou do 1° Festival de Economia Popular e Solidária, que acontece em Salvador, entre os dias 07 e 11 de maio. O evento reúne representantes de diversos territórios do Nordeste em oficinas, palestras, debates e manifestações culturais, com foco na promoção da economia solidária como instrumento de desenvolvimento social.
Com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e do secretário nacional de Economia Popular e Solidária, Gilberto Carvalho, o festival tem sido um espaço de articulação e construção de propostas para o fortalecimento da economia popular no estado e no país.
Durante sua participação, Isalia Damacena defendeu a criação de programas específicos de apoio financeiro e formação para jovens e mulheres do campo e que sejam colocadas em prática as que já existem. “É preciso políticas públicas direcionadas a jovens e mulheres do campo, para fortalecer a agricultura familiar e promover a inclusão produtiva e que elas sejam realmente praticadas”, destacou. Ela também reforçou a importância da ampliação e facilitação do acesso às linhas de crédito do Pronaf, com condições mais justas e específicas para esses públicos.
O evento segue até este domingo (11) e representa um marco na articulação de iniciativas voltadas à economia solidária e ao fortalecimento da agricultura familiar do Nordeste brasileiro.
Mônia Ramos -Jornalista
Ascom