Iniciado o processo do Chapéu de Palha no Sertão de Pernambuco, surgem sempre várias dúvidas a cerca do cadastramento. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina, Lucilene Lima, falou sobre o processo dentro da região, no programa Nossa Voz desta terça-feira (21).
“Houve uma exigência dentro de uma portaria da gestão estadual. A principal é do CNIS, por isso os trabalhadores que atuam nas entressafras, precisam puxar através da agência do INSS o CNIS. A gente recebeu uma equipe do INSS para que pudéssemos capacitar o nosso povo, claro que dando prioridade aos associados. Aqui em Petrolina o programa já começa, na Tapera, Bebedouro, N10 e N4 dia 27 e no Centro de Convenções dia 03. Saímos na frente emitindo as declarações, porque são mais de 5 mil pessoas e não acontece da noite para o dia”, informou.
Para emitir o CNIS, o trabalhador precisa ter em mãos os documentos originais e xerox. Leninha diz que aguarda uma reunião com a coordenação geral do Chapéu de Palha, porque segundo ela, não está isento da declaração quem não possui comprovante de residência. Nesse caso, o trabalhador precisa procurar o CRAS. “Estou esperando a coordenadora para discutirmos isso, porque vejo uma dificuldade muito grande, quando se coloca dentro do Chapéu de Palha para o trabalhador ir no CRAS pegar um comprovante de cadastro da família. Está dificultando a vida do trabalhador. Estou esperando pra gente ver isso, porque o CRAS pertence ao município e a gente sabe, que não funciona o dia todo, portanto, o trabalhador fica no prejuízo. Não foi dito com antecedência”, explicou.
O programa
O programa Chapéu de Palha 2020 criado em Pernambuco é um auxílio aos trabalhadores de cana-de-açúcar e fruticultura irrigada que perderam os seus empregos graças ao período de secas e entre safras.
Cronograma
O cadastro segue um cronograma (abaixo) que encerra dia 7 de fevreiro: http://blognossavoz.com.br/banner-destaque-rotativo/confira-o-cronograma-de-atendimento-do-chapeu-de-palha-no-sertao/