Em entrevista ao Programa Nossa Voz desta segunda-feira (13), o Secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Petrolina , Fred Machado, acompanhado pelo secretário executivo de Serviços Públicos, Alisson Oliveira, falou sobre a nova Central de Iluminação Pública da cidade, além das expectativas após a ordem de serviço para a Parceria Público-Privada com a empresa francesa Engel de iluminação em LED da cidade.
“Nós temos diversos marcos a comemorar com a assinatura deste contrato, a exemplo da redução de custos aos cofres públicos, além do plano de modernização que vamos iniciar ainda este mês. Como há um prazo de 12 meses, pretendemos que no próximo aniversário da cidade, em 2022, Petrolina esteja toda em LED”, diz Fred.
A nova central de iluminação pública, com funcionamento via call center 24 horas também já está funcionando, o que, segundo o secretário, tem garantido uma maior celeridade no atendimento das demandas. “O nosso novo call center 24 horas pode ser acessado pelo telefone 0800 608 1022, ou ainda pelo app ou site gip.gpm.srv.br , além de presencialmente, no horário comercial na Rua Filadélfia, 190, ao lado da Avenida Mário Rodrigues. Antigamente, tínhamos o prazo de atendimento de 72 horas, reduzimos para 24 horas em vias e logradouros da zona urbana. Em locais próximos a escolas e hospitais, um prazo de 12 horas. Já na zona rural, temos um prazo de cerca de cinco dias para atendimento da demanda.
Questionado sobre as críticas e dúvidas sobre as PPP’s fechadas no município e o receio de aumento de tarifas, o secretário destacou que a cidade só tem a ganhar. “nestas parcerias com empresas privadas ninguém perde, ao contrário, o município se beneficia. A empresa com quem foi fechada a PPP de iluminação pública tem expertise, é um excelente investimento visando a modernização da iluminação. Não creio que haverá reajuste, mas caso haja, será necessário diante dos benefícios. A gente observa que após a ilumnação em LED em alguns lugares o indice de criminalidade diminuiu bastante e isso é muito importante”, salienta o secretário.