Primeiras doses de vacina contra a Mpox chegam em Petrolina  

0

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, informa que já recebeu o primeiro lote, com 28 doses, das vacinas Jynneos destinada a imunização contra a varíola causada pelo vírus Mpox. O esquema será composto de duas doses, com intervalo mínimo de 28 dias em grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.  

O público-alvo para imunização, de acordo com o Ministério da Saúde, são pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA): que tenham idade igual ou superior a 18 anos e status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células, nos últimos seis meses. O objetivo da imunização é interromper o surto nos diversos países, interrompendo a transmissão pessoa a pessoa, e manter a proteção de grupos vulneráveis com risco de desenvolver as formas graves da doença e minimizar a transmissão zoonótica do vírus. A proteção é uma das estratégias complementares de intervenções primárias em saúde pública. 

O serviço de referência para aplicar a vacina, será o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), serviço de acompanhamento da população alvo. A unidade entrará em contato com os pacientes que se enquadram no público-alvo, para fazer a articulação e administração da vacina. 

MPOX  

A Mpox é uma doença viral, e a transmissão entre humanos ocorre, principalmente, por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas. Os principais sintomas são febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga. A infecção causa erupções, que geralmente se desenvolvem pelo rosto e se espalham para outras partes do corpo.