Procurador-Geral de Justiça e outros membros do MPPE acompanham posse de Ricardo Alexandre Almeida no MP de Contas

0

 O Procurador-Geral de Justiça de Pernambuco, Marcos Carvalho, e outros membros do MPPE acompanharam, na manhã de terça-feira (16/01), a posse solene do novo Procurador-Geral do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE), Ricardo Alexandre Almeida, no Auditório Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). “O Procurador Ricardo Alexandre demonstra as mesmas preocupações que temos no MPPE no que diz respeito a uma atuação preventiva, de orientação aos gestores públicos, e de repressão a atos ilícitos quando necessária. Também buscamos uma relação mais direta com a sociedade, facilitando o acesso à informação”, comentou o PGJ, Marcos Carvalho. 

Essas afinidades, segundo o Procurador-Geral de Justiça, irão facilitar a atuação conjunta e aproximar cada vez mais o MPPE do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) e do Ministério Público de Contas a ele vinculado. 

Na solenidade dirigida pelo presidente do TCE-PE, Valdecir Pascoal, o PGJ Marcos Carvalho integrou a mesa de abertura, ao lado de representantes da corte de Contas, do Ministério Público Federal, do Ministério Público do Trabalho, do Governo do Estado, da Prefeitura do Recife, da ALEPE, da Defensoria Pública do Estado, da Ordem dos Advogados do Brasil, entre outras instituições.

Pelo MPPE, também estiveram presentes à solenidade: o Subprocurador-Geral de Justiça em Assuntos Administrativos, Hélio José de Carvalho Xavier; o Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Promotor José Paulo Cavalcanti Xavier Filho; a Coordenadora da Caravana do Idoso, Procuradora Yélena Monteiro Araújo; a Ouvidora, Promotora Lizandra Carvalho; e o Coordenador do Núcleo de Inteligência, Promotor José Roberto da Silva; além da Presidenta da Associação do Ministério Público de Pernambuco (AMPPE), Deluse Amaral.

HARMONIA E ATUALIZAÇÃO – Sucessor do Procurador Gustavo Massa, Ricardo Alexandre Almeida foi eleito por unanimidade para o biênio 2024-2025 pelos membros do MPC-PE e nomeado pela governadora Raquel Lyra. Na posse solene, defendeu a harmonia entre os poderes, o regime democrático e a modernização do Ministério Público de Contas. Sobre os planos da sua gestão, citou a criação de um núcleo de jurisprudência, o lançamento da TV MPC, com linguagem simples, para informar a sociedade, e a fiscalização das contas públicas não só com o viés da legalidade das licitações, mas também considerando a qualidade dos serviços e obras entregues à comunidade.

Fonte: Ascom MPPE