PRODECON de Petrolina apresenta balanço das ações em 2025 e destaca avanços na proteção ao consumidor

0

A Prefeitura de Petrolina, por meio do Programa Municipal de Defesa do Consumidor (PRODECON), fez um balanço das ações realizadas em 2025, destacando o trabalho contínuo na proteção dos direitos dos consumidores e na mediação de conflitos. Em entrevista ao vivo no programa Nossa Voz, a Assessora Jurídica do PRODECON, Valdene Pedone, detalhou as principais atividades do órgão e os resultados alcançados ao longo do ano.

De acordo com Valdene, o PRODECON realizou cerca de 2.000 atendimentos em 2025, utilizando um sistema federal para o registro de reclamações. Esse sistema, utilizado por todos os órgãos de defesa do consumidor no Brasil, permitiu o acompanhamento de diversas demandas e a organização de audiências para mediação de conflitos.

“Quando o consumidor chega ao PRODECON, registramos a reclamação no sistema e, em muitos casos, conseguimos resolver a demanda no primeiro atendimento, por meio de uma tratativa telefônica ou uma CIP (Carta de Informações Preliminares)”, explicou Valdene. Ela detalhou ainda que, quando necessário, o PRODECON envia uma CIP para a empresa reclamada, que tem um prazo de até 10 dias para responder à demanda do consumidor.

O destaque nas reclamações de 2025 ficou para consórcios e financiamentos, que lideraram o número de queixas. “Muitas pessoas ainda confundem consórcio com financiamento. Há empresas em Petrolina que já foram autuadas por induzirem o consumidor a acreditar que um consórcio seria equivalente a um financiamento, com o dinheiro disponível rapidamente”, apontou a assessora jurídica.

Ao longo do ano, o PRODECON realizou mais de 850 audiências, das quais mais de 50% tiveram uma resolução satisfatória para o consumidor, com atendimentos fundamentados e resoluções de conflitos.

O balanço de 2025 revelou o comprometimento do PRODECON em resolver disputas entre consumidores e empresas, garantindo a aplicação dos direitos e a educação financeira. Além disso, o órgão reforçou sua atuação, proporcionando mais transparência nas relações de consumo e promovendo a conscientização da população sobre seus direitos.

Com a continuidade do trabalho em 2026, o PRODECON pretende intensificar suas ações e ampliar ainda mais a taxa de resolução de conflitos, além de reforçar a fiscalização em setores críticos para o consumidor local, como consórcios e financiamentos.

Valdene Pedone encerrou a entrevista reafirmando o compromisso do órgão em proteger os direitos do consumidor e promover uma cidade mais justa para todos.

Para aqueles consumidores que se sentirem lesados de alguma forma, é necessário ir até o órgão para formalizar a denúncia. O Programa atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Núcleo Administrativo Municipal, localizado na Avenida Coronel Clementino Coelho, nº 174, bairro Parque Bandeirantes (atrás da Banca). O atendimento também é realizado por telefone ou WhatsApp: (87) 3983-6435.