O Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon), notificou nesta quinta-feira (4) três agências bancárias do Bradesco de Petrolina por irregularidades no atendimento aos clientes. Segundo denúncias feitas ao Prodecon, as unidades estariam limitando o atendimento na “boca do caixa” e determinando que pagamentos de boletos de outras agências fossem feitos apenas nos terminais eletrônicos.
O problema é que, diante dessa limitação, os clientes que não possuem cartão eletrônico das referidas agências estão ficando impossibilitados de efetuar pagamentos. O Prodecon notificou a instituição, que terá prazo de 10 dias para prestar esclarecimentos e adotar as medidas necessárias.
Após a notificação, a instituição terá que disponibilizar mais caixas para prestação do serviço. Ainda de acordo com o Prodecon, outras denúncias semelhantes que estão sendo registradas também serão apuradas.
O Prodecon também esclarece aos clientes que os bancos não podem se recusar a receber valores de boletos que ainda estejam dentro do prazo de vencimento, pois o pagamento pode ser efetuado em qualquer agência bancária. A única exceção é quando no próprio boleto existe a descrição de um banco específico. Sem esta ressalva, todos os bancos são obrigados a aceitar o pagamento. (Ascom PMP)