A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco – Adagro, informa aos produtores rurais, que realizaram a vacinação das fêmeas bovídeas contra a brucelose no segundo semestre de 2025, e que ainda não efetuaram a declaração, que a situação deve ser regularizada até o dia 02 de janeiro de 2026. A vacinação é obrigatória e essencial para manter a propriedade regular junto ao serviço oficial, além de contribuir para a proteção sanitária do rebanho e o controle da brucelose no estado.
Para realizar a declaração, o produtor deve procurar uma das 162 unidades da Adagro do seu município, a mais próxima da sua propriedade, levando o atestado de vacinação fornecido pelo médico veterinário. “É preciso declarar a vacinação contra brucelose, porque é uma medida obrigatória para controlar uma zoonose grave, protegendo a saúde pública e o rebanho, à medida que beneficia o próprio produtor, evitando perdas econômicas causadas por abortos, infertilidade e problemas reprodutivos no rebanho, além de multas e sanções legais”, alerta o diretor-presidente da Adagro, Moshe Dayan Fernandes.
A declaração, que é obrigatória, é a comprovação exigida pela Adagro, garantindo o registro oficial da imunização, permitindo o rastreamento, evitando multas e o bloqueio da emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) para os animais. “A declaração comprova que as fêmeas bovinas e bubalinas (entre 3 e 8 meses) foram vacinadas conforme as normas do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT)”, explica a coordenadora do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, Rosanny Holanda.
Brucelose – É uma doença infecciosa que afeta principalmente bovinos e bubalinos, mas que também pode ser transmitida aos seres humanos. Nos animais, pode causar abortos, infertilidade, nascimento de filhotes doentes e ocasionar a queda na produção de leite. A transmissão para os humanos se dá pelo contato com animais infectados ou pelo consumo de leite e derivados não pasteurizados. Em humanos, os principais sintomas são: febre intermitente, suores noturnos, cansaço, dores musculares, dor de cabeça, perda de apetite e peso.
FONTE: Adagro



