Professora da UPE de Petrolina lança romance que fala de família, ditadura e homossexualidade

0
Laurus é um romance sobre memória, mitologia e identidade. (foto: Divulgação)

No dia 20 deste mês vai ser lançado o lívro ‘Laurus’, da escritora e professora Clarissa Loureiro. O livro é um misto entre ficção e biografia familiar da autora. O lançamento será às 19 horas no espaço “Jardim de Yolanda”, do Campus Petrolina da Universidade de Pernambuco (UPE).

Laurus é um romance sobre memória, mitologia e identidade, que envolve temas polêmicos vivenciados pela sua família como aborto, homossexualidade, ditadura e mães solteiras. “São temas contemplados na memórias dos ancestrais, que nós não estamos sabendo viver hoje em dia”, disse.

Segundo Clarissa Loureiro, o foco do livro é a sobrevivência da árvore Loureiro pelo cruzamento do passado com o presente, mas com uma abordagem mítica. “Este é um romance que entra na casa dos meus ancestrais para relembrar as memórias”, declarou a Clarissa.

No lançamento, o artista Bruno Urbano fará uma exposição de algumas cenas do livro. Na oportunidade, os professores Vlader Nobre e Simão Pedro também farão uma palestra sobre a autoficção. O lançamento de Laurus será animado pela banda “A Terceira Margem”.

Sobre a autora

Clarissa Loureiro nasceu em Campina Grande, Paraíba. A autora possui Mestrado e Doutorado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente atua como professora de Literatura na UPE em Petrolina, dedicando-se aos estudos de memória, identidade, gênero e Semiótica associada à literatura comparada.

Laurus é a terceira obra de Clarissa Loureiro, a primeira em forma de romance. Clarissa lançou em 2010 o livro de contos Mau Hábito e em 2012 a obra Invertidos, ambos narravam histórias que expressam experiências humanas no século XXI.