Professores da Educação Especial de Petrolina participam de formação sobre o atendimento nas Salas de Recursos Multifuncionais

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Trabalhando na perspectiva de uma educação inclusiva e que favoreça o pleno desenvolvimento dos estudantes, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, tem investido em diversas ações para tornar o ambiente escolar cada vez mais qualificado. Nesta sexta-feira(05), os professores do Atendimento Educacional Especializado(AEE) participaram de uma formação continuada na Escola do Saber, com o tema “A prática do professor do AEE na Sala de Recursos Multifuncionais”. A ação teve o objetivo de apresentar como funciona de fato essa assistência e como tem gerado grandes resultados na rede de ensino. Foi possível também mensurar o nível de apropriação do conhecimento teórico e prático dos docentes e promover ajustes nessa condução.

Durante o encontro, os profissionais se dividiram em grupos e simularam um atendimento feito por eles em suas unidades. Após a apresentação, foram realizadas considerações acerca dos pontos de atenção e sugestões de como poderia ser realizado aquele atendimento, para assim alcançar o melhor desempenho do estudante com deficiência. Os alunos do atendimento especializado, necessitam de ações pedagógicas diferenciadas e, para tal, cabe principalmente aos profissionais especialistas uma efetivação significativa de suas atuações.  Desta forma, é necessário sempre refletir sobre o trabalho realizado nas salas de Recursos Multifuncionais, pois permite conhecer,  discutir e questionar diversas ações, além de compreender os avanços e os desafios encontrados pelos docentes no espaço educacional.

 A professora do CMEI Irmã Viana, Marineide Gonzalez, destaca que o momento de encontro é enriquecedor, pois houve troca de experiências, orientações e maneiras de melhorar ainda mais o atendimento aos alunos e famílias que fazem parte da educação especial no município. “A formação foi um momento muito enriquecedor, pois além de valorizar nosso conhecimento, propicia trocas relevantes das práticas utilizadas na sala de recursos. Conhecendo o processo e novas experiências, nossos alunos serão ainda melhores atendidos na escola”, ressaltou Marineide.