Mais de 20 profissionais de saúde da Prefeitura de Juazeiro estão participando neste final de semana de um curso de capacitação da Associação Americana de Cardiologia (ACLS). A qualificação, voltada para médicos e enfermeiros da rede municipal, é promovida pela Prefeitura, em parceria com a Faculdade Estácio de Sá, através do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES).
O curso aborda situações de paradas cardiorrespiratórias e outras emergências cardiovasculares, com a finalidade de melhor capacitar os profissionais do município. “Os nossos profissionais estão sendo treinados para melhor atender, tecnicamente, inclusive. É um curso que tem uma grande importância em que todos os profissionais se interessam em participar, porque ele é modelo na forma de atendimento nos momentos de emergência adulto, para saber como lidar com as situações, a sequência de medicações que devem ser utilizadas, o que deve ser feito em situação de parada cardiorrespiratória. É um curso avançado, ou seja, ele mostra o que a gente tem de melhor na hora do atendimento de emergência”, ressaltou o secretário de saúde de Juazeiro, Fernando Costa.
No curso, são abordados, na teoria e na prática, conceitos que vão desde arritmia cardíaca a parada cardiorrespiratória, bem como o tratamento adequado nestas situações. Entre os participantes, estavam profissionais que já atuam na Maternidade de Juazeiro, no SAMU e em outros locais que realizam atendimento de urgência. De acordo com o coordenador do curso, Álvaro Pacheco, o curso que qualifica os profissionais reflete no melhor atendimento à população. “É uma metodologia extremamente eficiente e faz com que quando esses profissionais retornarem para as unidades de saúde, eles provavelmente vão aplicar isso com mais eficiência, garantindo para a população melhores resultados para a saúde deles”, disse.