Programa AgroNordeste pretende atender mais de 2 mil propriedades entre 2022 e 2024

0
????????????????????????????????????

Programa AgroNordeste vem mudando a vida de milhares de produtores rurais no nordeste do país. Todos os 9 estados contam com a ajuda na íntegra dos agentes que levam Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) gratuita para mais de 2000 agricultores das áreas de Bovinocultura de leite (Agreste Meridional), Ovinocaprinocultura de corte (Sertão) e Fruticultura Perene (Vale do São Francisco). Entre 2022 e 2024, o Programa pretende atender gratuitamente mais 2010 propriedades das regiões Agreste e Sertão do estado, incluindo o Vale do São Francisco. 

Para os pequenos e médios produtores que comercializam em sua região, mas querem e pretendem expandir e profissionalizar seu negócio, assim gerando mais renda, o AgroNordeste é uma ajuda essencial. Os técnicos de campo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar/PE) planejam e acompanham todo o processo produtivo, com visitas técnicas e gerenciais mensais. O serviço é feito junto com os produtores, e juntos, eles criam e implantam ações que melhoram a gestão, inclusão produtiva, aumentam a produtividade e lucratividade. 

Sobre o tempo de duração do Programa, o coordenador estadual da ATeG, Jailton Bezerra, disse que a edição 2022-2024 começa este mês. “Cada propriedade receberá 24 meses de visitas presenciais”, afirma.

O Programa AgroNordeste foi criado no ano de 2019 e é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) junto com o Sistema CNA/Senar, que tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento econômico, social e cultural do meio rural da região Nordeste do país, por meio de ações sustentáveis e modernas, aplicando conhecimento e tecnologia em todas as propriedades rurais por onde passa. 

O produtor interessado nos serviços do AgroNordeste precisa produzir e comercializar o produto; estar apto para adaptação gerencial do seu negócio e ter comprometimento e disponibilidade durante todo o processo de ATeG, que tem duração de 24 meses e inclui uma visita técnica por mês à propriedade, com duração de 4 horas.

Para maiores informações, o produtor deve entrar em contato  com o Sindicato Rural de sua região ou com o setor da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Pernambuco, através do número (81) 3312-8966.

(Folha de Pernambuco)