Mais de 30 jovens de 18 a 21 anos em situação de extrema vulnerabilidade social finalizaram, nesta quarta-feira (26), a formação do Programa Aprendiz Social, realizado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), em parceria com o Ministério Público da Bahia (MPBA) e a empresas parceiras. O programa oferece oportunidade de capacitação e profissionalização para jovens. O encerramento contou com a presença do secretário da Sedes, Fernando Costa, e representantes das instituições envolvidas no programa.
“Tive o prazer de estar com eles e passar a mensagem de força e continuidade, que eles não desistam dos seus sonhos. Eles relataram que foi muito proveitoso pelo aprendizado e pela visão profissional e pelo caminho que eles têm a seguir. É muito gratificante ver que eles saem daqui bem melhores do que entraram e que têm um futuro pela frente”, destacou o secretário Fernando Costa.
Ao todo, os jovens aprendizes passaram 1 ano e 7 meses no Programa Aprendiz Social, entre a teoria e a prática. “Os jovens passaram cinco meses em um curso de auxiliar de obras oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e desenvolveram a parte prática nas secretarias da Prefeitura. No final de um contrato desse a gente vê o quanto esses jovens cresceram e conseguiram ajudar as suas famílias. A maioria deles é filho de mãe solteira e saem, hoje, ou com automóvel ou já com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que já influencia para conseguir um novo emprego”, explicou a coordenadora de Programas e responsável pelo Programa Aprendiz Social da Sedes, Aparecida Vieira.
A jovem Hemile Evangelista Dias, de 20 anos, participou do programa e reconhece o quanto essa experiência contribui para a sua formação. “A minha experiência foi ótima. Fiz novas amizades e também conheci vários lugares. Aproveitei ao máximo a minha experiência. Foi uma área que enriqueceu meu currículo e me deu novos conhecimentos e contatos”, disse a jovem.