Hoje, Nossa Voz recebeu a Isalia Damascena, do Sintraf, para falar sobre o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) edição 2023. Agora, os produtores irão fornecer alimentos através desse programa recém-lançado e queremos saber como está sendo essa experiência.
O cadastramento já pode ser feito na sede do PAA, e o programa já deveria ter sido lançado, mas houve um imprevisto com o valor do recurso para o município. O prefeito, Simão Durando, foi até Brasília e conseguiu aumentar o valor de investimento para 1,5 milhão de reais. Porém, houve a necessidade de diminuir o valor de cada agricultor cadastrado para poder incluir mais pessoas.
“Ontem, no lançamento já foi feita a entrega dos produtos. Sobre as instituições que serão beneficiadas eu não vou lhe dizer de certeza. Ao todo foram cadastrados 208 agricultores, desses vão ter uma renda acrescida. A gente fez uma reunião para sentar com a secretaria e o conselho. Decidimos nessa reunião, cadastrar o maior número de pessoas, diminuindo o valor do repasse, que virou R$1500 de cada agricultor”, afirmou Isalia.
A partir de hoje, os agricultores já podem procurar o pessoal do PAA para tirar dúvidas e agendar a entrega dos produtos. Cada instituição beneficiada fará sua própria feira e terá até dezembro para vender sua produção. “A partir de agosto eles começam a entregar, eles vão ter até dezembro para se programarem e vender sem essa produção esse valor tem que ser até dezembro”, Damasceno. É importante que os agricultores se organizem para cumprir essa demanda e não deixar que os beneficiários fiquem sem alimentos.
No próximo ano, espera-se que o programa seja lançado no início do ano, para que os agricultores possam se programar melhor e evitar prejuízos. A expectativa é que o prefeito consiga recursos para o programa PENAI também, para que as escolas possam ser contempladas.
Segundo Isalia, é importante que os agricultores sejam realmente beneficiados até o final do ano e torcemos para que no próximo ano as coisas comecem mais cedo. As políticas para os agricultores estão sendo muito boas e temos expectativas positivas para o futuro. A visita do ministro à Petrolina será uma ótima oportunidade para mostrar a realidade da nossa cidade e como os produtores locais estão ajudando a alimentar as pessoas que mais precisam.
Além disso, pontuou que a previsão é que o edital do próximo ano comece mais cedo, a partir de janeiro. “A inscrição que os agricultores possam estar se inscrevendo a partir de janeiro, o nosso prefeito já garantiu o recurso do próximo ano para poder começar o ano já de cima”, concluiu.