Mais 8.520 vagas foram disponibilizadas pelo governo do estado para mulheres de baixa renda receberem o auxílio mensal de R$ 300 oferecido pelo programa Mães de Pernambuco. O prazo para se cadastrar nessa iniciativa, voltada para quem recebe o Bolsa Família, teve início na segunda-feira (23) e segue até o dia 19 de janeiro, pela internet.
De acordo com o governo estadual, desde o lançamento desse programa, em março, cerca de 106 mil mulheres foram beneficiadas.
As novas oportunidades incluem 1.642 vagas para as mulheres mais vulneráveis mapeadas pela Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) e 6.878 vagas recém-abertas para quem aguarda na fila de espera.
As mulheres que se cadastrarem nesse novo ciclo de confirmação começarão a receber o benefício em fevereiro de 2025, sempre no 5º dia útil do mês, segundo a gestão.
Quem pode se cadastrar
Podem se inscrever no programa Mães de Pernambuco as mulheres que cumprem, simultaneamente, os seguintes critérios:
- Ser responsável familiar;
- Morar em Pernambuco;
- Ser beneficiária do Bolsa Família com dados do Cadastro Único (CadÚnico) atualizados;
- Estar gestante, ser mãe ou responsável por criança de até 6 anos;
- Não ter vínculo empregatício formal.
Como se inscrever
- É preciso acessar o site e, em seguida, informar o Número de Identificação Social (NIS) e a data de nascimento;
- O sistema, de forma automática, vai informar se a mulher está elegível e dentro das vagas. Em caso positivo, basta confirmar o interesse em participar do programa. Se não estiver dentro das vagas, a mulher será informada sobre sua posição na fila de espera;
- Os cartões para recebimento do benefício serão entregues na casa das beneficiadas, mas, em caso de não recebimento, o valor também pode ser sacado nas agências da Caixa Econômica Federal, apresentando documento com foto;
- Também é possível movimentar o valor por meio do aplicativo Caixa Tem;
- Em caso de dificuldades, é possível entrar em contato com a Ouvidoria Social pelo e-mail ouvidoria@sas.pe.gov.br ou através de uma ligação gratuita para o telefone 0800.081.4421, informando nome completo, CPF e NIS.