Buscando gerar a inclusão de cerca de 2 milhões de alevinos para povoamento e produção de pescados, a secretaria executiva de Agricultura Familiar (SEAF), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco (SDA), lançou o programa Peixe para Todos, que realizará a distribuição das espécies carpa, tilápia e tambaqui, para famílias agricultoras e pequenos criadores.
Com o objetivo de assegurar a famílias em vulnerabilidade social e alimentar, proteína animal de qualidade, além de garantir outra fonte de renda para as agricultoras e agricultores pernambucanos, a expectativa é que a iniciativa seja capaz de injetar uma receita de R$ 10 milhões na economia dos municípios pernambucanos. “A expectativa é que com a realização do programa Peixe para Todos e a inclusão dos alevinos, seja possível produzir cerca de 980 toneladas de pescado”, afirmou o gestor do programa, o secretário executivo de Agricultura Familiar, Humberto Arraes.
“O programa começou com a entrega de 100 mil alevinos para agricultores e agricultoras do Sertão do Araripe. Em seguida, a distribuição segue em cidades do Litoral, Zona da Mata, Agreste e Sertão”, explicou o secretário de Desenvolvimento Agrário, Claudiano Filho.
Para receber os alevinos, as entidades e famílias pernambucanas precisarão estar cadastradas pela Secretaria Executiva de Agricultura Familiar ou por um dos escritórios municipais do IPA. Para saber se estão aptos a participar do programa, os produtores devem procurar a prefeitura da sua cidade, o IPA e as associações de produtores rurais dos municípios. O email executiva.seaf@gmail.com foi disponibilizado para tirar dúvidas dos produtores.