O Programa Transforma Petrolina, criado pela Lei Municipal n.º 3.379 de 2021, teve uma importante reestruturação com o objetivo de fortalecer a cultura do voluntariado no município e na conexão estratégica entre o poder público, terceiro setor, iniciativa privada e a sociedade civil. A reestruturação ocorreu após a aprovação e publicação da Lei N.º 014/2025, que ocorreu neste mês de fevereiro. A Lei visa fortalecer um modelo mais eficiente de participação cidadã, ampliando o alcance das ações beneficentes na cidade e garantindo uma mobilização conjunta nos esforços solidários.
A nova legislação inclui o Calendário Solidário, com eventos estratégicos que mobilizam a sociedade e incentivam a arrecadação de donativos para ações solidárias. A reestruturação também regulamenta a captação de doações, garantindo mais transparência e controle especificamente sobre os recursos recebidos. Além disso, a nova estrutura também assegura que o programa seja sustentável financeiramente, sem onerar os cofres públicos, fomentando parcerias estratégicas e criando um ambiente propício para a ampliação das ações voluntárias.
De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, com a publicação da Lei, o município de Petrolina poderá fortalecer a participação cidadã e ampliar a ajuda para quem mais precisa. “Essa reestruturação reafirma o compromisso da gestão municipal com a promoção de ações solidárias que tragam impactos sociais duradouros, beneficiando diretamente a população e consolidando a cidade como um exemplo de solidariedade e responsabilidade.”
Texto: Assessora de Comunicação do Transforma Petrolina
Foto: ascom