O Partido Progressistas (PP) de Juazeiro decidiu substituir seus candidatos à prefeitura para as eleições municipais deste ano. A alteração foi oficializada na última quinta-feira (19), após reunião da Comissão Provisória Municipal, realizada no dia 16 de setembro. Com a decisão, Márcio Jandir e Cida Gama, que antes disputavam os cargos de prefeito e vice, respectivamente, serão substituídos por Jadilson Oliveira e Laerte Tolentino.
A substituição foi motivada por uma avaliação do cenário político local, conforme ata da convenção partidária do PP. Segundo o presidente da Comissão Provisória, a convenção realizada em agosto delegou à comissão o poder de tomar decisões sobre eventuais mudanças nas candidaturas. “Os convencionais deliberaram e decidiram outorgar à Comissão Provisória Municipal do Partido PP poderes para deliberar sobre quaisquer outros assuntos relativos às Eleições 2024, inclusive eventuais substituições de candidatos”, diz o documento.
O presidente também citou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite a substituição de candidatos mesmo após o deferimento do registro, desde que essa possibilidade tenha sido delegada pela convenção partidária. A decisão de substituir Márcio Jandir e Cida Gama foi unânime entre os membros da comissão.
A escolha dos novos candidatos, Jadilson Oliveira e Laerte Tolentino, foi feita após a solicitação do presidente estadual do PP na Bahia, deputado Mário Silvio Mendes Negromonte Júnior, que pediu à comissão municipal uma avaliação sobre a viabilidade eleitoral dos candidatos majoritários e proporcionais do partido.
Márcio Jandir contesta decisão
Apesar da decisão do partido, Márcio Jandir afirmou, por meio de nota, que sua candidatura está mantida. Segundo ele, não houve comunicação oficial da coligação sobre a substituição, e sua candidatura já foi homologada pela Justiça Eleitoral. “Estou protegido pela homologação de minha candidatura já transitada em julgado. Lamento as movimentações mesquinhas dos políticos de Juazeiro”, disse.
Jandir também destacou que continua como candidato até o fim da disputa, a não ser que haja uma decisão judicial contrária. “Permaneço candidato até o final do pleito, salvo essa não seja a vontade de Deus ou haja decisão judicial transitada em julgado em sentido contrário”, completou.
A substituição de candidatos ocorre em meio a um cenário de disputas acirradas em Juazeiro, com movimentações políticas intensificadas a poucas semanas das eleições.