O projeto Boca de Livro – 2ª Edição, realizado pelo Coletivo Ônibus, acaba de lançar o audiolivro “Ato Contínuo”, da escritora e mestra Elisabet Moreira. A iniciativa transforma a obra literária em uma experiência acessível e gratuita, disponível nas plataformas Spotify e YouTube, com narração e audiodescrição.
Desenvolvido em Petrolina (PE), o projeto promove a inclusão cultural e amplia o acesso à literatura, especialmente para pessoas com deficiência visual ou dificuldades de leitura. Ao todo, 17 funções diretas foram envolvidas na produção, incluindo narradores, produtores de áudio e audiodescritores. O Coletivo Ônibus atua na cidade há 3 anos e é formado exclusivamente por mulheres.
A iniciativa também reforça o compromisso com a representatividade e a valorização de talentos locais. A seleção dos leitores-intérpretes foi realizada por meio de um chamamento na EREFEM Antônio Cassimiro, com inscrições gratuitas. O júri formado pela autora Elisabet Moreira, a diretora Cátia Cardoso e o poeta Antônio Moura, selecionou as estudantes Sarah Pereira e Sara Sofia para participarem das gravações ao lado de Francine Monteiro, professora, atriz e artista negra.“Ato Contínuo” aborda temas como cotidiano, transitoriedade e história. Mestre em Teoria Literária pela USP, professora aposentada da UPE e do IF Sertão, a autora Elisabet também é reconhecida como Cidadã Petrolinense por sua contribuição à educação e à cultura. Composto por 16 títulos que exploram a subjetividade dos atos contínuos, o livro convida a refletir sobre a literatura e a própria vida, apresentando uma perspectiva única e transformadora.
A 2ª edição do Boca de Livro dá continuidade ao sucesso da primeira, que adaptou “Tábua de Marés”, de Cátia Cardoso, revelando a preocupação do projeto com a democratização da literatura e o direito de todos à leitura. Agora, o objetivo é expandir essa proposta, conectando um público ainda maior com o universo literário de forma inclusiva e inovadora.
Este projeto é uma realização do Coletivo Ônibus, iniciativa cultural que recebeu apoio financeiro através da Lei Aldir Blanc. Esse incentivo foi operacionalizado por meio da Prefeitura Municipal de Petrolina, Ministério da Cultura e Governo do Brasil. Acompanhe outras notícias nas redes sociais: coletivoonibus.
Acesse aqui o audiolivro:
Spotify: link para spotify
Youtube: link para youtube
—
Comunicação



