O projeto “Máscaras de Insurgências – vivência de processo criativo em máscaras e performances no semiárido” vai apresentar uma ação performática, neste domingo, às 19h, no CEU das Águas, em Petrolina. O evento, realizado pela Cia Biruta de Teatro, conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura Geral, e apoio da Prefeitura de Petrolina. A entrada é gratuita.
A mostra é resultado da vivência realizada com artistas do teatro, artistas visuais e estudantes de artes no decorrer dos quatro encontros do projeto. Ao longo das atividades, o projeto abordou o processo criativo em máscaras como forma de representação, performidade e teatralidade, em diálogo com saberes tradicionais e processos de autorrepresentação no contexto do sertão semiárido.
O projeto proporcionou um mergulho na caatinga, ao mesmo tempo em que abordou aspectos performáticos, a técnica de criação de máscaras em papel machê e experimentações com materiais do bioma caatinga. “Exploramos a criação de máscaras como expressão de identidade, gênero e territorialidade no sertão semiárido, combinando a construção de máscaras em diversos materiais, experimentações em espaços urbanos e rurais, jogos teatrais, antropologia teatral, biodrama, performance e rodas de conversa”, explica a atriz e produtora cultural, Cristiane Crispim.
Após a apresentação, a ação performática será disponibilizada gratuitamente nas redes sociais da Cia Biruta.
Serviço:
Ação performática “Máscaras de Insurgências”
Quando: 25 de maio, às 19h
Local: Cineteatro Massangano – CEU das Águas (Petrolina/PE)
Classificação: Livre
Com interpretação em Libras
Ficha Técnica:
Coordenação de produção e oficineira: Cristiane Crispim
Monitoria e assistente de produção: Camila Rodrigues
Monitoria e comunicação: Letícia Rodrigues
Produção: Antonio Veronaldo
Assistente de produção: Anna Freire
Coordenação de acessibilidade: Rita Silva
Registro audiovisual e fotográfico: Abajur Soluções Artísticas
Registro audiovisual: Orbit Creative
Assessoria de imprensa: Eneida Trindade