As comemorações pelos 130 anos de Petrolina ganharam um tom especial na Escola Municipal Professora Eliete Araújo, que desenvolveu ao longo das últimas semanas o projeto “Petrolina: Meu lugar no mundo”. A iniciativa envolveu todos os estudantes do 1º ao 9º ano, reunindo trabalhos que valorizaram a história, a cultura, a geografia e a economia da cidade em uma grande mostra cultural.
O encerramento do projeto, nesta sexta-feira (19), contou com apresentações artísticas, exposições e um painel coletivo em que os estudantes registraram seus desejos para o futuro da cidade, reafirmando o compromisso da escola com a formação de cidadãos conscientes e orgulhosos de suas raízes.
De acordo com a gestora Neube Soares, o projeto foi inspirado no tema pedagógico da rede municipal em 2025, “Eu, você e o mundo”. A partir dele, nasceu a ideia de fortalecer o sentimento de pertencimento dos estudantes. “Agregamos ao tema central o projeto ‘Petrolina: Meu lugar no mundo’, para reforçar a importância da nossa cidade e o orgulho de pertencer a ela. O resultado foi maravilhoso, tanto alunos quanto professores se dedicaram e ficamos muito satisfeitos com a riqueza dos trabalhos apresentados”, destacou.
Entre maquetes, cordéis, cartas, dramatizações e produções artísticas diversas, a comunidade escolar pôde conhecer diferentes olhares sobre Petrolina. Para a estudante Maria Izabelly, do 8º ano, participar foi emocionante. “Gostei muito porque envolveu toda a escola. Conhecer a história da cidade faz a gente valorizar ainda mais. Eu participei contando essa história em várias turmas e foi muito especial”, contou.
Texto: Assessora de Comunicação da Secretaria de Educação e Esporte
Fotos: Deivid Menezes