O secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sabburro, afirmou que o Nordeste deve ser a primeira região a receber o projeto-piloto que está sendo desenvolvido para retomar os territórios que atualmente estão sob o domínio do crime organizado.
Segundo ele, o projeto está sendo criado em parceria com universidades, sociedade civil, estados e municípios. A ideia é que, imediatamente após a operação policial, esses espaços permaneçam ocupados pelo Estado e que contem com ações de cidadania para os cidadãos.
“Nós estamos idealizando algo que possa ser feito com muito trabalho prévio e profundo de inteligência, analisando a economia do crime no local, para que haja num primeiro momento essa atuação das forças (policiais), mas, imediatamente após, como eu gosto de dizer, que se finque a bandeira da cidadania, envolvendo a União, envolvendo o Estado, envolvendo o município, para que aquele território possa ser um novo elo de cidadania na nossa população”, declarou.
“Mais do que isso: a gente quer que as pessoas continuem morando lá. Mas a gente quer que as pessoas possam desenvolver seus próprios negócios, que os jovens possam estudar, praticar esportes e se formar em cidadãos, efetivamente cidadãos, sem o crime organizado tutelando. Até mesmo mediação de conflito está no projeto, porque a gente sabe que o crime organizado hoje, muitas vezes, cuida da mediação de conflitos nessas comunidades. Estamos estudando esse projeto, mas gente imagina que vai começar por um Estado do Nordeste, inclusive”, afirmou.
O secretário nacional não indicou um prazo para início do projeto-piloto.
Fonte: JC