Para oferecer uma alternativa ao descarte de resíduos sólidos reaproveitáveis, a Preserve Jr., Empresa Júnior (EJ) vinculada ao Colegiado de Ciências Biológicas (CCBio) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), está desenvolvendo o projeto “Reutilize Univasf”. A ação marca o início das atividades da EJ e consiste na coleta de recipientes plásticos, que inicialmente serão transformados em recipientes para a produção de mudas. A partir desta segunda-feira (7), podem ser doadas garrafas plásticas de água, refrigerante e produtos de limpeza, além de caixas de produtos longa vida, como leite e suco, e sacos plásticos de alimentos não perecíveis.
Os materiais poderão ser doados por qualquer pessoa em um dos quatro pontos de coleta localizados no hall do Restaurante Universitário (RU) dos campi Sede e Ciências Agrárias, em Petrolina (PE); no Sisteminha, no Espaço Plural, em Juazeiro (BA); e ao lado do RU do Campus Juazeiro. O projeto será dividido em duas etapas. Na primeira, os resíduos sólidos serão transformados em recipientes que, na segunda etapa, serão reaproveitados para o cultivo de mudas de espécies nativas da Caatinga. As mudas serão utilizadas em projetos de arborização, educação ambiental e recuperação de áreas degradadas.
Segundo o presidente da Preserve Jr., Vladimir Nunes, estudante de Ciências Biológicas, a ideia para a criação desse projeto surgiu como uma forma de incentivar o desenvolvimento sustentável e o cuidado com o planeta, que são objetivos da Empresa Júnior. “Cada domicílio produz uma quantidade alta de lixo plástico e, na região de abrangência da Univasf, não havia ainda, ao nosso conhecimento, iniciativas de larga escala para tentar solucionar essa problemática. Assim, o Reutilize Univasf surge como uma alternativa ao descarte inconsciente desses materiais”, destaca o estudante, que também enfatiza o caráter incentivador do projeto para que as pessoas aprendam sobre o descarte desses materiais e como reutilizá-los.
O Reutilize Univasf prevê ainda ações de educação ambiental, no intuito de reaproveitar esses resíduos plásticos, assim como de conscientizar a população sobre a importância de diminuir a quantidade de plásticos produzidos. “Nós da Preserve Jr. esperamos que a iniciativa contribua para mostrar a relevância de diminuir a produção de resíduos plásticos. O lixo não deixa de ser um problema quando o descartamos, ao contrário, os plásticos continuam sendo problemas por anos e até décadas. O Reutilize Univasf visa intervir justamente nesses materiais, que são a maior parte do lixo doméstico”, afirma Nunes.
Para o desenvolvimento do projeto, a Preserve Jr. conta com a parceria da Coordenação de Gestão Ambiental da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi) e do Programa Univasf Sustentável. A Preserve Jr. é formada por cerca de 20 estudantes e dez docentes. Seus componentes desenvolvem atividades diversas no campo de atuação do profissional biólogo. Mais informações podem ser obtidas no site, Instagram da EJ e pelo e-mail preserve.jr@univasf.edu.br.