Formar estudantes como multiplicadores dos conhecimentos da vigilância sanitária em suas comunidades. Esse é o principal objetivo do projeto ‘Educanvisa’, lançado pelo prefeito Simão Durando nesta semana, em Petrolina. O projeto da ANVISA tem como objetivo a capacitação dos profissionais da Educação e da Vigilância Sanitária, para que atuem dentro das salas de aula levando informações sobre diversos temas.
O Educanvisa fornecerá todo o material didático, permitindo que os professores de ensino médio e fundamental disponham de meios para abordar e estimular a discussão dos temas da Vigilância Sanitária em sala de aula. Os profissionais da Vigilância e educadores serão preparados por meio de minicursos fundamentados em quatro temas: a saúde e a promoção da saúde; a Vigilância Sanitária; os medicamentos e alimentos; e a propaganda de medicamentos e alimentos.
“A adesão do município de Petrolina foi muito importante porque esse projeto difundirá a educação sanitária para crianças e adolescentes, fortalecendo as bases educacionais para o exercício da cidadania”, afirma Marcelo Gama, diretor-presidente da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS).
Outro detalhe importante é que o Educanvisa promove, através de atividades preventivas, a saúde da população, democratizando informações sobre danos, riscos, legislação, dentre outras. “Trazendo a educação como um dos pilares para a formação de cidadãos conscientes em todas as áreas, esse é mais um projeto importante que estamos lançando no nosso município. Aquilo que aprendemos quando somos crianças levamos para toda a vida. O projeto rompe a visão popular de que Vigilância Sanitária é apenas o controle de higiene em bares e restaurantes. Vamos formar esses alunos para que possam ser multiplicadores do conhecimento e agentes transformadores sociais”, destacou o prefeito Simão Durando.
(Ascom PMP)