Projeto Verão: modalidades esportivas gratuitas são disponibilizadas em bairros de Petrolina

0
(foto: divulgação)

Ao longo da estação mais quente do ano, é comum observar as academias de Petrolina lotadas. Em vários bairros, essa cena se repete entre os meses de dezembro até meados de março. E quem não pode pagar ou não curte fazer exercícios em locais fechados conta com uma série de programações gratuitas espalhadas pela cidade. A prefeitura oferece em algumas comunidades aulas gratuitas de ritmos, futsal, capoeira e outras modalidades através dos projetos de incentivo ao esporte na cidade.

Essas oportunidades também estão chegando para os moradores do interior do município. Através do Programa ‘Esporte e Lazer da Cidade’ (PELC), promovido em parceria com o Governo Federal, pessoas de todas as idades estão colocando o corpo em movimento em locais como a Agrovila Massangano; Serrote do Urubu; Projeto Maria Tereza; Pau Ferro; Rajada, além de mais cinco bairros na sede contemplados com o programa. Mais de duas mil pessoas já aderiram à proposta de cuidar regularmente da saúde.

Bairros como o João de Deus; Alto do Cocar; Pedro Raimundo; Rio Corrente; Areia branca; José e Maria; Dom Avelar; Vila Marcela; N10 e Vila Eduardo também contam com programações semanas. Atualmente, os monitores estão em recesso com retorno previsto já para o mês de fevereiro. Desde 2017, quando foi lançado pela atual gestão, mais de 500 pessoas foram beneficiadas em cerca de 10 núcleos do Programa Movimenta Petrolina.

Os programas ‘Movimenta Petrolina’ e PELC são realizações da gestão municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, com a finalidade de incentivar a prática esportiva e o bem estar das comunidades. Todas as atividades são monitoradas por profissionais qualificados. Mais informações sobre os horários e locais das atividades em cada comunidade através do telefone: (87) 3862-2113.

Outra dica para sair do sedentarismo são os ‘babas’ e partidas nas 22 quadras já entregues pela Prefeitura de Petrolina em três anos. Pelo menos outros 11 espaços esportivos serão reformados ou construídos em comunidades do interior nos próximos meses.