Abrir um livro é acender o universo da imaginação, da criatividade e do saber. Por isso, o gosto pela leitura e escrita deve ser inserido na vida de cada indivíduo desde os primeiros anos de ensino. Nesta perspectiva, é fundamental o desenvolvimento de projetos inovadores que envolvam todos os atores da comunidade escolar. Na última quarta-feira (9), a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, deu mais um passo para elevar, ainda mais, os índices da educação do município com o lançamento dos projetos pedagógicos Petrolina Ler+ e Petrolina Escreve+.
De forma lúdica, a live transmitida do canal do Youtube da Escola do Saber, apresentou para comunidade escolar, como serão conduzidos os projetos estruturantes nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil de Petrolina. Como parte do planejamento estratégico da atual gestão, foram investidos mais de R$12 milhões na aquisição de obras literárias, materiais pedagógicos diversos e equipamentos, que subsidiarão professores, gestores, coordenadores e alunos durante todo o ano letivo. Os projetos também se estendem aos auxiliares administrativos, auxiliares de serviços gerais e familiares dos estudantes.
“O estudante precisa ser estimulado pelo novo, pelo lúdico, por isso oferecer novos caminhos é fundamental para construir um cidadão mais ativo, com maior capacidade de pensar, agir e que vá além dos muros da escola. Esses projetos chegam para possibilitar a formação do leitor e produtor de textos em diversos gêneros. E isso pode acontecer na escola, na sala de aula, no ambiente virtual e em outros espaços que favoreçam o processo da leitura e escrita”, explicou o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Plínio Amorim.
Fotos: Ayrton Latapiat