Com atividades gratuitas no Centro de Cultura João Gilberto, a iniciativa envolve criação coletiva em intervenção urbana e audiovisual
O projeto Mostra Desemboca estendeu o prazo para as inscrições nas suas oficinas sobre poéticas ribeirinhas. O espaço é dedicado à experimentação em dança e performance e, prevê como resultado, a produção coletiva de um site com ensaio fotográfico, a partir de intervenção urbana em Juazeiro-BA. Com um novo cronograma, a formação acontecerá de 16 a 20 de julho e recebe inscrições até o dia 14 de julho. Os interessados devem preencher o formulário disponível na bio do perfil no Instagram do projeto, @mostradesemboca.
A Mostra propõe exercícios e vivências guiados por conceitos e imagens poéticas, inspirados em referências como Leda Maria Martins, João Zinclar, Nancy Mangabeira Unger, Ailton Krenak e Kazuo Ohno. Segundo Cássio Viana, diretor artístico do projeto, a imersão “investiga as performatividades do corpo ribeirinho enquanto ambiente privilegiado de transmissão de saberes. Dançaremos as águas que constituem nossas identidades.”
O projeto conta com cinco encontros presenciais, entre oficinas e uma mostra artística e pedagógica do processo. As oficinas ocorrerão de 16 a 19 de julho, de terça a sexta-feira, das 18h às 22h, e no dia 20 de julho, sábado, das 8h às 12h, haverá a apresentação da intervenção urbana. Ao todo serão, aproximadamente, 16 horas de formação, além do lançamento do site com o ensaio fotográfico.
Estudantes, artistas, povos de comunidades tradicionais e de terreiro do Vale do São Francisco, especialmente de Juazeiro, são convidados a participar. O projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e recebe apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura do Governo Federal. A Lei Paulo Gustavo foi criada para a efetivação de ações emergenciais de apoio ao setor cultural, conforme a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.