Prova de Vida será feita de forma escalonada; coordenadora de Petrolina explica detalhes

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(Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr)
Brasília - O governo vai apresentar proposta para os peritos médicos do INSS, em greve há um mês meio Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr 16/08/2010 19:19
(Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Com a volta da obrigatoriedade da Prova de Vida do INSS desde o último dia 1º de junho, o programa Nossa Voz desta quarta-feira (9) entrevistou a Coordenadora de manutenção de benefícios de Petrolina, Rayanne Miron, para tirar dúvidas dos beneficiários sobre o assunto.

Rayanne explicou que a Prova de Vida será feita de forma escalonada, seguindo um cronograma, com o intuito de não gerar aglomerações nas agências bancárias. Neste mês de junho, devem fazer a operação os beneficiários que, em março e abril do ano passado já estavam com a Prova de Vida vencida. “Não há a necessidade que todos corram para as agências bancárias. Até o final do ano, estaremos atualizando os dados. Portanto, em julho, serão os beneficiários com prova de vida vencida em maio e junho; em agosto, os de julho e agosto do ano passado; em setembro, os beneficiários de setembro e outubro; em outubro, os beneficiários de novembro e dezembro do ano passado; e assim por diante”, enumera.

Caso o beneficiário opte, pode fazer a prova de vida pelo meio digital através do aplicativo ‘Meu INSS’, disponível em Android e IOS. “Os segurados podem baixar o app e fazer por lá, com carteira de habilitação e título de eleitor atualizado, vai mandar fotos de documentos e também da pessoa”, diz. Miron lembra ainda que o INSS não faz nenhuma solicitação através de WhatsApp. “Importante salientar que o INSS não pede nenhuma atualização por WhatsApp, tudo é feito através do aplicativo próprio, é bom sempre ter este cuidado”, alerta.

Se o beneficiário não fizer a prova de vida, o benefício será bloqueado até a realização da operação, sendo liberado logo que é feito. “Porém, caso passe mais de 3 meses, o dinheiro é suspenso e só entrando em contato com a agência bancária e o INSS para que seja resolvido”, finaliza Rayanne.

Dúvidas podem ser tiradas através da Central do INSS, no 135 das 07h às 22h (horário de Brasília), de segunda-feira a sexta-feira.