PT confirma Isaac Carvalho como pré-candidato a prefeito: “Juazeiro precisa voltar a brilhar”

0

Em entrevista coletiva à imprensa do Vale do São Francisco, o presidente da executiva estadual do Partido dos Trabalhadores, Éden Valadares, confirmou a pré-candidatura do ex-prefeito Isaac Carvalho à Prefeitura de Juazeiro na eleição de 2024. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (29), em um hotel da cidade. 

Antes da confirmação, Éden prestou contas da gestão Lula e apontou avanços na condução do país. Ele também aproveitou o momento para criticar a gestão da prefeita de Juazeiro Suzana Ramos, principalmente pela falta de planejamento para minimizar os transtornos trazidos pelas obras da Travessia Urbana, reforçando que o projeto foi iniciado no governo de Isaac, que comandou a cidade por oito anos. 

“Depois de muitas avaliações e análises de conjuntura, o Partido dos Trabalhadores define a colocar sob apreciação o nome do nosso companheiro Isaac Carvalho para pré-candidato às eleições municipais do município de Juazeiro e também para apreciação dos partidos da federação, que será de acordo conjunto com todos e também dos partidos da frente que compõem o governo de Jerônimo Rodrigues e o nosso companheiro  Luiz Inácio Lula da Silva. É isso que a gente vem aqui socializar com a comunidade de Juazeiro e também com a imprensa presente”, afirmou Valadares. 

Isaac agradeceu a confiança dos integrantes do seu partido e confessou que em seu projeto pessoal, tinha expectativa de atuar como deputado federal defendendo os interesses da região norte da Bahia. “Não imaginava, confesso a vocês, de estar passando por mais esse momento, de voltar a governar Juazeiro porque é projeto nosso sempre pensar grande, formar grupo para podermos fortalecer cada vez mais a política, não só de Juazeiro como a política da região norte da Bahia e do Brasil. Mas como diz o ditado popular, às vezes temos que dar dois passos para trás para depois dar 10 passos para frente”. 

Entretanto, Carvalho afirmou que aceitou o desafio de retornar à política local por entender que a Juazeiro enfrenta sérios problemas estruturais. Eu não desisto e quero dizer ao PT de Juazeiro e aos partidos aliados, ao companheiro Jerônimo, ao companheiro Éden, ao companheiro Lula, que eu não desisto e, em prol do desenvolvimento de Juazeiro, da Bahia e do Brasil e principalmente dos que mais precisam quando a gente vê a saúde da cidade na situação que se encontra, a educação municipal na situação em que se encontra, a geração de emprego que era destaque na Bahia e no Nordeste inteiro, a educação está sendo desmontada, então, tudo isso nos apetece, nos motiva porque Juazeiro precisa voltar a brilhar”. 

Numa avaliação criteriosa da gestão de Suzana, Isaac destaca o isolamento da prefeita e a falta de experiência administrativa. “Nada contra a prefeita que aí está. Sempre a admirei como vereadora, foi nossa parceira na Câmara de Vereadores, mas infelizmente assumiu uma responsabilidade maior do que estava preparada para conduzir. Então, o problema de Juazeiro é muito maior do que a gente pensa e precisa, de fato, ser tratado com muito mais – não é uma questão de dedicação – é o que falei há pouco, a prefeita infelizmente não estava preparada para a responsabilidade. Como vereadora, era reconhecida como assistencialista, cuidava da saúde do pessoal, enfim, de todos os serviços sociais. Infelizmente, o pior serviço hoje de Juazeiro era o que ela cuidava, que era a saúde. Isso é uma demonstração da falta de preparo. Infelizmente, juntaram um grupo que queria ganhar a eleição, mas esse mesmo grupo não se juntou para governar Juazeiro”. 

A ausência de alinhamento político com os governos estadual e federal, para o ex-prefeito, também é um fator complicador. “Juazeiro precisa ser governado em grupo, com uma frente. Não há condução de resolver os problemas de Juazeiro, em Juazeiro e uma pessoa só não resolve. Precisa ter um grupo político, um governador envolvido, um projeto envolvido e um presidente do seu lado. Não tenho dúvidas que o Brasil voltou a brilhar com o presidente Lula, está dando continuidade com o governador Jerônimo e não tenho dúvidas que vai voltar a brilhar em Juazeiro com o PT, com os partidos aliados, com os companheiros e com o povo de Juazeiro. Porque quem mais está sofrendo é o povo de Juazeiro”. 

Além disso, Carvalho ainda especulou sobre a aplicação dos recursos públicos na gestão municipal. “Não faz sentido, quando não é por falta de transporte escolar porque não pagou a empresa responsável e porque não pagou a empresa prestadora de serviços que contrata as merendeiras, porteiros. Não falta dinheiro na educação, ou estão aplicando errado ou estão desviando os recursos”, alfinetou.