A Direção Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, divulgou uma nota pública nesta segunda-feira (8) após tomar conhecimento da saída do ex-deputado estadual Odacy Amorim e da ex-deputada estadual Dulcicleide Amorim da legenda. Segundo o partido, a decisão foi comunicada por meio da imprensa.
Odacy e Dulcicleide estiveram filiados ao PT por mais de uma década. Odacy ingressou no partido em 2011 e Dulcicleide em 2013. Desde então, os dois protagonizaram campanhas e exerceram mandatos com destaque na política local e estadual.
“Ao longo desse período, Odacy disputou quatro vezes a Prefeitura de Petrolina (2012, 2016, 2020 e 2024); cumpriu dois mandatos de Deputado Estadual (2011-2015; 2015-2019) e foi presidente do IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco (2019-2020). Dulcicleide, por sua vez, foi eleita Deputada Estadual (2019 a 2022) e concorreu em 2022 a deputada federal”, destacou a nota.
O partido ressaltou ainda que, durante o período de filiação, ambos os ex-parlamentares atuaram com autonomia e liberdade para definir estratégias, alianças e bandeiras políticas.
“Tiveram autonomia e liberdade para definir suas linhas políticas, construir alianças e defender suas convicções, tanto durante os pleitos eleitorais quanto no dia a dia de suas militâncias”, escreveu a Direção Municipal.
Apesar da saída, o tom adotado na manifestação foi de reconhecimento e abertura ao diálogo. “Reconhecemos as contribuições dadas por ambos ao nosso partido e ao povo de Petrolina e reiteramos para Odacy e Dulcicleide nossa permanente disposição ao diálogo democrático.”
Por fim, a nota da Direção Municipal reforça o compromisso da nova gestão partidária — recentemente eleita em Petrolina, em Pernambuco e nacionalmente — com o fortalecimento da base popular e com o desenvolvimento social do município.
“Reafirmamos que o PT de Petrolina segue firme em seu projeto de fortalecer a organização popular, ampliar a participação democrática e construir um desenvolvimento justo, sustentável e inclusivo para o povo petrolinense, motivo maior de nossa existência.”
Confira a nota na integra:
A Direção Municipal do PT em Petrolina tomou conhecimento, por meio de entrevistas concedidas à imprensa, da decisão de desfiliação do ex-Deputado Estadual Odacy Amorim e da ex-Deputada Estadual Dulcicleide Amorim, que estiveram em nosso partido desde os anos de 2011 e 2013, respectivamente.
Ao longo desse período, Odacy disputou quatro vezes a Prefeitura de Petrolina (2012, 2016, 2020 e 2024); cumpriu dois mandatos de Deputado Estadual (2011-2015; 2015-2019) e foi presidente do IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco (2019-2020). Dulcicleide, por sua vez, foi eleita Deputada Estadual (2019 a 2022) e concorreu em 2022 a deputada federal.
Em suas trajetórias em nosso partido, tiveram autonomia e liberdade para definir suas linhas políticas, construir alianças e defender suas convicções, tanto durante os pleitos eleitorais quanto no dia a dia de suas militâncias.
Reconhecemos as contribuições dadas por ambos ao nosso partido e ao povo de Petrolina e reiteramos para Odacy e Dulcicleide nossa permanente disposição ao diálogo democrático.
Neste momento, em que uma nova direção partidária acaba de ser eleita (em nosso município, estado e país), reafirmamos que o PT de Petrolina segue firme em seu projeto de fortalecer a organização popular, ampliar a participação democrática e construir um desenvolvimento justo, sustentável e inclusivo para o povo petrolinense, motivo maior de nossa existência