Quatro dos seis postulantes a Prefeitura de Petrolina já solicitaram registro de candidatura; saiba quem são 

0

 A corrida para a prefeitura da cidade ganha forma com o registro das candidaturas e a aproximação do fim do prazo legal para a formalização junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. Até o momento, das seis convenções partidárias realizadas, quatro candidaturas já foram oficialmente registradas.

Candidatos Registrados

Julio Emílio Lossio de Macedo (PSDB/CIDADANIA, PP, MDB, Mobiliza, PSD), médico e natural de Manaus, concorre pela coligação “Pra Cuidar Melhor de Todos”. O candidato conta com o vereador Elismar Gonçalves Alves (PSD) como vice. 

Lara Ribeiro Cavalcanti de Almeida (PL), jornalista e natural de Petrolina, concorre sem coligação, com Weliton da Silva Santos (UP) como seu vice.

Maria Clara Santos Rocha (UP), estudante e natural de Juazeiro, BA. Seu vice é Marcelo Pessoa da Silva, um industrial de Nazaré da Mata, PE.

Simão Amorim Durando Filho (REPUBLICANOS, PP, DC, PODE, PDT, PRD, PSB, AVANTE, UNIÃO, SOLIDARIEDADE), atual prefeito e candidato à reeleição, também formalizou seu registro de candidatura, com o empresário Ricardo Lundgren Coelho (União Brasil) como vice.

Os quatro já estão oficialmente registrados para a eleição, aguardando a validação da Justiça Eleitoral.

Candidaturas Pendentes

Ainda estão pendentes de registro as candidaturas de Odacy Amorim (PT) e Dr. Marcos Ortopedista (Agir). Odacy Amorim realizou sua convenção logo na abertura do prazo legal, no dia 20 de julho, enquanto Dr. Marcos Ortopedista fez o mesmo no dia 21 de julho. Ambos ainda não formalizaram o registro de suas candidaturas junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), embora já tenham feito a indicação das respectivas vices, Perpétua Rodrigues (Psol) e Dona Verônica (Agir). 

Prazos Legais de Registro de Candidatura

De acordo com a legislação eleitoral brasileira, o prazo para o registro de candidaturas se encerra 20 dias após o último dia para a realização das convenções partidárias. Este prazo é crucial para garantir que todos os candidatos estejam oficialmente aptos para a eleição. Para o pleito de 2024, os partidos e candidatos devem observar esse prazo para assegurar a validade de suas candidaturas e evitar qualquer problema jurídico.

A legislação estabelece que as convenções partidárias devem ser realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto. Após essas datas, os candidatos têm até 20 dias para registrar suas candidaturas. Para as eleições municipais, o prazo final para o registro é 15 de agosto.

Com o término dos registros, a população poderá acompanhar de perto as campanhas e as propostas dos candidatos que estarão na disputa pelo comando de Petrolina.

Limites de Gastos de Campanha

O limite de gastos de campanha é determinado com base no número de eleitores no município e é igual para todos os candidatos na mesma eleição. Para as eleições de 2024 em Petrolina, o valor estabelecido é de R$ 3.039.738,08 para o 1º turno e R$ 1.215.895,23 para o 2º turno. Esses valores são definidos para assegurar que todos os candidatos tenham condições semelhantes de financiamento e publicidade durante a campanha.