Raquel e Aurilene: mães compartilham experiências com a saúde básica de Petrolina

0

O início de uma nova vida é também o início de um novo cuidado. Em Petrolina, o acompanhamento das gestantes e de seus filhos começa nos primeiros meses de gestação e segue até após o nascimento, garantindo atenção à saúde de mães e crianças. Esse cuidado é oferecido pela Prefeitura de Petrolina, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Atualmente, o município dispõe de 57 unidades localizadas entre a zona urbana e rural do município.

Raquel Moreira de Oliveira é uma das mães que tem recebido acompanhamento de perto. Agricultora, natural de Ouricuri (PE), ela se mudou há seis meses para o Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho Núcleo 10, em busca de melhores oportunidades. Grávida de 18 semanas, Raquel conta que o acolhimento recebido na Unidade Básica tem sido fundamental.

“Eu estou passando aqui pelas consultas, já fui à enfermeira, no médico. Eles passam os exames e a gente marca aqui mesmo, no postinho. Para mim, é no pré-natal que a gente entende como está a saúde da criança. Acho muito importante esse cuidado”, relatou a agricultora.

Já para Maria Aurilene das Neves, também moradora do N10, a rotina de cuidados com a saúde materno-infantil é bem conhecida. Mãe de quatro filhos, ela tem seguido com o acompanhamento do mais novo, Asafe Lohan, de apenas quatro meses. Em consulta recente, ela levou o bebê para mais um atendimento de puericultura, que acompanha o desenvolvimento das crianças.

“Hoje foi a terceira vez que viemos para a consulta. Trouxe o resultado do teste do pezinho, que fiz lá no posto do Gercino Coelho, e graças a Deus está tudo certo. Aqui eles verificam o peso, a altura, o tamanho da cabecinha, cartão de vacina, e como está a saúde do meu filho”, contou satisfeita.

Consulta de Puericultura:

É um acompanhamento regular da saúde e do desenvolvimento de crianças desde o nascimento até a adolescência, realizado por profissionais da saúde, e tem como finalidade prevenir doenças, monitorar o crescimento e desenvolvimento da criança e orientar os pais sobre os cuidados necessários em cada fase da infância. Inicialmente acontece mensalmente até os seis primeiros meses e bimestral até os dois anos.

São nas consultas de puericultura que há detecção precoce de problemas de saúde, acompanhamento do desenvolvimento infantil adequado, criação de vínculo entre a família e os profissionais de saúde e promoção de práticas saudáveis desde os primeiros meses de vida

O trabalho realizado nas UBS’s é reflexo direto das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), que prioriza o cuidado contínuo, preventivo e familiar. Em cada consulta, vacina e acolhimento, nasce também uma rede de apoio que sustenta o futuro com mais saúde e dignidade.

_____

Texto e fotos: Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde