A movimentação no Centro de Petrolina, especialmente na Praça do Bambuzinho, ganhou um novo ritmo nesta sexta-feira (28) com o lançamento oficial da Operação Papai Noel. A iniciativa, tradicional no período de fim de ano, reforça o policiamento nas áreas comerciais da cidade e deve colocar nas ruas mais de 400 policiais por dia durante o mês de dezembro.
O evento contou com revista de tropas, apresentação dos efetivos e discursos de autoridades estaduais e municipais. A governadora Raquel Lyra participou da solenidade e destacou o papel da operação no aumento da sensação de segurança durante as compras e maior fluxo de visitantes. Ao lado de comandantes da Polícia Militar, representantes do comércio e parlamentares, ela ressaltou os resultados obtidos em 2024 e as projeções para o encerramento do ano.
Durante a cerimônia, o comandante Welber apresentou a tropa e o presidente da CDL Petrolina, Deusemar Santos, reforçou a necessidade de ampliação do policiamento diário na cidade. Segundo ele, comerciantes de vários bairros têm solicitado reforços para acompanhar o crescimento da atividade econômica no período natalino.
Presente no evento, o deputado e presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Joel da Harpa, pontuou que a iniciativa demonstra que o Governo de Pernambuco tem priorizado a segurança. “Petrolina é uma cidade extremamente importante para o desenvolvimento de Pernambuco, e a segurança deve estar ativa, com investimentos e é o que tem acontecido. Sou testemunha do esforço da governadora em trazer armamentos novas viaturas e equipamentos para as forças policiais. Esse é um governo que assumiu o compromisso da segurança pública, e tenho certeza de que virão muito mais ações”, disse o parlamentar.
Os reforços com duplas de policiamento a pé ocorrerão nos seguintes locais: avenida Fernando Góes, avenida Cel. Amorim e rua das Laranjeiras, além de pontos estratégicos como avenida Sousa Filho, avenida Barão do Rio Branco, avenida Guararapes e rua Souza Júnior. Haverá, ainda, reforço motorizado, com dois trios de motopatrulhamento e viaturas de área, que também vão atuar protegendo a localidade além do horário comercial.
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Petrolina, Deusemar dos Santos, a presença da polícia é fundamental neste período em que as vendas devem ter um aumento estimado de 12% nas lojas da cidade. “Essa segurança trabalha no comércio do Centro e dos bairros, até porque temos um comércio muito forte nos bairros. Esse reforço da Polícia Militar nos traz uma sensação de segurança e passa para as pessoas, para os clientes poderem transitar, visitar o comércio, comprar, com mais segurança e tranquilidade”, comentou.
Estiveram presentes os secretários Túlio Vilaça (Casa Civil) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), além da prefeita de Lagoa Grande, Catharina Garziera. Também prestigiaram o diretor-executivo do Sindlojas, Deusemar dos Santos, além de lideranças políticas do Sertão.
Em sua fala, Raquel Lyra afirmou:
“É mais um ano em que a gente faz isso, são 450 lançamentos novos que são feitos durante esse mês para permitir que todo mundo que vem vender e que vem comprar possa fazê-lo com tranquilidade e com segurança. Eu não tenho dúvida nenhuma que como os números já demonstram, será a Operação Papai Noel com mais resultado efetivo da nossa história. Celebraremos, se Deus permitir, até o dia 31 de dezembro o melhor ano da história de Pernambuco em redução de criminalidade.
A força integrada de combate a crime organizado tá se instalando aqui em Pernambuco a partir de uma parceria do governo de Pernambuco com a Polícia Federal, nós estamos alugando o prédio, vamos pagar de áreas também fazer cooperação para permitir aqui em Petrolina, para permitir que o trabalho integrado que a gente tem feito de combate a crime organizado, cooperações integradas acontecendo entre Pernambuco, Piauí, Bahia, ela continua sendo feita de maneira efetiva.
O Gaeco da polícia do Ministério Público também se instalou aqui em Petrolina a partir da decisão, obviamente, do Procurador Geral de Justiça, mas tudo isso dialoga com o que a gente precisa fazer, apoiar e buscar aqueles que tiram o sossego e a segurança de nós. Nos presídios, vocês sabem, ontem mais uma operação dentro de presídios da polícia daqui da polícia penal.
A gente tem nomeação já de 600 policiais penais, estamos construindo vaga de presídio novo, isolando os presos que antigamente demandavam o crime de dentro da prisão, demolindo presídios que antes eram escritório de crime, fazendo as coisas do jeito certo. A gente fala menos do que faz, mas vocês têm mostrado o resultado todo dia e eu tenho muito orgulho e muita honra de poder como governadora do estado, mas como cidadã pernambucana, tenho a honra de trabalhar junto com vocês”.
A governadora ainda destacou que a população poderia cooperar durante essa operação:
“Obrigado à parceria do CDL, do Sindilojas, do comércio, não só de Petrolina, mas de todas as cidades que fazem o Sertão pernambucano, que acolhem os nossos policiais, deem água a ele, um cafezinho, um pedaço de bolo, ofereçam a internet quando for necessário num momento de descanso, abram os banheiros para que eles possam fazer uso deles com tranquilidade. Lá no Recife eu achei interessante, eles botaram adesivo: loja da polícia.
E eu sei que aqui, no interior, isso ainda é mais forte, a integração é ainda maior e a gente, o que a gente quer é isso. É polícia e cidadão, trabalhando juntos, unidos, cada um cumprindo o seu papel para permitir que a gente possa ser um estado mais feliz. Porque, afinal de contas, tudo que a gente quer é que nosso povo possa viver em mais paz”
Governadora reforça vínculos com a segurança pública
A presença de Raquel Lyra no evento reforça a proximidade dela com as forças policiais, já que é ex-integrante da Polícia Federal. Policiais que participaram da solenidade comentaram a identificação da governadora com o trabalho do efetivo.
Após o pronunciamento inicial, ela voltou a destacar os índices de queda da criminalidade:
“A gente tá aqui com 56% de redução de crime contra o patrimônio, com mais de 30% de redução de crime contra a vida e lançando hoje a Operação Papai Noel para permitir que todas as operações, que lançamento de comércio, que as pessoas vêm comprar, vêm vender, usar o seu 13º, eles possam fazê-lo com segurança e com tranquilidade. São mais de 450 lançamentos policiais que tão sendo realizados, mas é importante dizer: tá acontecendo aqui em Petrolina e tá acontecendo em cada cidade de Pernambuco. Fecharemos o melhor ano na nossa história de redução de crime contra o patrimônio e redução de crime de homicídio.”
Com o reforço diário nas ruas, a Operação Papai Noel segue até o dia 31 de dezembro. A meta do governo é garantir um fim de ano mais seguro para trabalhadores, consumidores e turistas que circulam pela cidade durante o período de maior movimento no comércio.




