Com o objetivo de diminuir o fluxo de pessoas nas suas unidades, a Receita Federal anunciou, nesta quinta-feira (26), a liberação do atendimento por e-mail para os contribuintes da 4ª Região Fiscal, que abrange os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. A medida visa conter o avanço do novo coronavírus.
Se a solicitação for “urgente e inadiável” e não puder ser atendida pelos canais eletrônicos, o contribuinte da 4ª Região Fiscal deve enviar um e-mail para este endereço: atendimentorfb.04@rfb.gov.br.
O e-mail deve conter, no título, o assunto da solicitação e, anexa, a documentação digitalizada que embase o requerimento, de acordo com as instruções e formulários específicos para cada tipo de serviço disponível na Lista de Serviços do site da Receita Federal.
O conteúdo da mensagem precisa ter nome completo, RG, CPF/CNPJ, telefone e descrição breve do pedido. Além de arquivo com o documento de identificação, deve ser anexada uma foto tipo “selfie” do interessado ou responsável segurando o documento, em que seja possível identificar o número e comparar, com nitidez, o rosto com a foto.
A solicitação é analisada pelo órgão, e o resultado do requerimento deve ser verificado diretamente no site da Receita Federal. Caso não seja possível o atendimento do serviço, o contribuinte recebe uma resposta, via e-mail, com orientações sobre como deve proceder e com o motivo de o seu pedido não ter sido aceito. (Fonte: G1 Pernambuco)