Em comemoração aos 16 anos da implantação do primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Petrolina, a Secretaria de Saúde está realizando, nas próprias unidades da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), uma mostra cinematográfica. Na última sexta-feira (13), a primeira sessão aconteceu no CAPS II, onde os usuários que estavam na sala de espera puderam assistir ao filme Nise – O coração da Loucura (Roberto Beliner, 2016). Ao final da exibição, foi feita uma roda de conversa sobre os desafios da Reforma Psiquiátrica Brasileira.
A mostra segue durante este mês e contemplará todas as unidades da RAPS. O objetivo de levar momentos de reflexão, entretenimento e acesso a cultura, a gerência de Saúde Mental, junto às coordenadorias de cada unidade, programou uma série de ações do gênero para todo o mês de agosto.
Dentro da programação, nos dias 20 e 22 serão contemplados com a mostra o CAPS Infantojuvenil, a Unidade de Acolhimento Infantojuvenil e a Unidade de Acolhimento Adulto; no dia 29 de agosto a mostra segue para o CAPS AD III. As sessões são realizadas sempre no período da tarde com filmes alusivos à temática da saúde mental, reabilitação psicossocial e reforma psiquiátrica.