Relatório do 8 de janeiro é votado nesta quarta (18); governo Lula prevê aprovação

0

Nesta quarta-feira (18), será votado pelos participantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro o relatório final produzido pela senadora Eliziane Gama (PSD). O material desenvolvido em cinco meses de CPMI define o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como “mentor moral e intelectual” dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. 

Além de Bolsonaro, também são sugeridos os indiciamentos de outras 60 pessoas, cerca de metade são militares. Ex-membros do governo bolsonarista também estão como alvos de indiciamento. 46 pessoas são apontadas ao mesmo tempo como responsáveis tanto por crime de tentativa abolição violenta do Estado Democrático de Direito quanto por tentativa de depor governo legítimo. 

A expectativa do governo Lula (PT) é que o texto de Eliziane Gama seja aprovado com 20 votos a 12. Caso o relatório final de Eliziane seja negado na CPMI, grupos de oposição apresentaram dois relatórios paralelos em que pedem o indiciamento de Lula e acusam o governo federal de omissão. Esse material só será votado se o texto da relatora não tiver o mínimo de votos para ser aceito. 

Pela divisão existente na CPMI do 8 de janeiro, tudo indica que esses relatórios paralelos dos grupos de oposição ao governo Lula não serão apresentados, já que o relatório final tem o apoio significativo dentro da Comissão. 

Fonte: JC