“Representei os interesses do Poder Executivo e não os meus”, diz Tolentino sobre Secretaria de Governo

0
(Foto/Nilzete Brito – Ascom CMP)

Fora da Secretaria de Governo, o agora assessor especial da Prefeitura de Petrolina, Orlando Tolentino fez uso da tribuna livre da Câmara Municipal, na sessão desta quinta-feira (28), para fazer um balanço da sua atuação à frente da pasta. Ele também aproveitou o momento para relembrar as articulações construídas junto aos vereadores e reafirmou sua continuidade no grupo do prefeito Miguel Coelho:

“Cumpri a minha jornada aqui como secretário de governo, respeitando o posicionamento, mas, sobretudo, a harmonia desta casa. Esta casa contribuiu significativamente apreciando e aprovando os projetos importantes para a nossa cidade e a nossa gestão. Aqui foram travados diversos combates com as diferenças que devem existir, mas sobretudo o respeito e harmonia que devem pautar as relações do Poder Executivo e do Poder Legislativo. Então, eu saio com a minha consciência tranquila, com o meu dever cumprido. Se por acaso errei com algum dos senhores, humildemente peço as minhas desculpas porque eu servi como sacerdócio o meu dever e cumpri, representando os interesses do Poder Executivo e não os meus”, afirmou.

A vereadora Maria Elena fez questão de ressaltar a boa convivência com Orlando Tolentino e lhe desejou boa sorte na sua nova missão. “Eu queria agradecer ao senhor, aprendi e aprendo muito. Desejar boa sorte na sua nova missão, que não lhe é estranha. E dizer que foi muito bom, e sempre é muito bom dialogar, aprender, tirar dúvidas, crescer, discordar, fazer os enfrentamentos com o senhor pela forma respeitosa como o senhor sempre tratou esta casa”.

Apesar das palavras elogiosas de Maria Elena e de outros que se posicionaram depois dela como os vereadores Rodrigo Araújo, Marquinhos Amorim, Júnior Gás, Ronaldo Silva e Aero Cruz, o vereador Manoel da Acosap, deixou claro que nem tudo foram flores na convivência entre os parlamentares da casa.

Ao citar que, nos corredores, alguns colegas teciam críticas à atuação do assessor especial, Manoel parece confirmar rumores de que a saída de Tolentino foi uma solicitação dos vereadores ao prefeito Miguel Coelho, informação que circula nos bastidores da política petrolinense.

Manoel da Acosap, entretanto, fez questão de elogiar a conduta do ex-secretário de governo, valorizando a sua sinceridade. “É tanto elogio a Tolentino na presença dele, mas nos corredores a gente escuta outra coisa. A minha (fala) será diferente, Tolentino me conhece há muitos anos. Uma coisa é conhecer e a outra é ter contato. Eu tenho contato com Tolentino há 13 anos, de perto. Quando ele fazia parte do governo de Júlio Lóssio, tinham dois secretários que a gente sempre falava que admirava, que eram Kléber e Tolentino, pela humildade e atenção. Se tem um secretário que não te deixa sem informação, mediante uma ligação ou WhatsApp, é Tolentino. Qualquer hora do dia e da noite”.

Orlando Tolentino, depois de anos à frente da Secretaria de Governo, assume uma assessoria especial na gestão municipal e permanecerá na equipe de articulação da Prefeitura de Petrolina.