Em festa, a comunidade do bairro Antônio Guilhermino comemorou, nesta quarta-feira (09), a requalificação da Escola Municipal Anália Barbosa de Souza. A obra, que vai beneficiar 830 estudantes do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), contou com um investimento de R$ 1,2 milhão.
A Anália Barbosa dispõe de 11 salas de aula, refeitório, pátio, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), sala multiuso e muito mais. A requalificação incluiu climatização e aplicação do forro em todas as salas, recuperação das paredes degradadas pela salinidade, troca de portas e janelas, revestimento do piso e paredes, troca da rede elétrica e hidrossanitária, pintura, recuperação do telhado, troca de louças, instalação de bancadas de granito e drenagem pluvial, possibilitando o escoamento das águas das chuvas.
Em seu discurso de inauguração, o prefeito Andrei Gonçalves lembrou que cada obra entregue pela gestão municipal é um ato de cuidado com a população Juazeirense. “Entregamos a Escola Anália totalmente requalificada. Uma entrega muito importante para os moradores dessa região. Uma escola nova, com ar condicionado, com um ambiente todo preparado para que nossas crianças possam aprender com muito cuidado e com muito zelo”.
Essa foi a primeira reforma da escola em mais de 15 anos e a secretária de Educação, Maéve Melo, pediu à comunidade para cuidar da unidade escolar como sua própria casa. “Eu estou muito feliz em saber que em 99 dias nós conseguimos destravar essa obra que estava parada e entregar à comunidade. Todo mundo merece uma escola bonita, porque dá até mais vontade de estudar, então cuidem desse espaço, para mantê-lo assim, pois a escola é de vocês”, frisou a secretária.
Um presente para a comunidade
Com olhos brilhantes, os estudantes não hesitavam em anunciar o que mais gostaram na reforma, a climatização. “Eu gostei muito da reforma da escola, ela ficou muito bonita, mas o que eu mais gostei foi do ar condicionado e das cadeiras. Antes as cadeiras estavam todas quebradas e não tinha ar condicionado, era ventilador. A gente passava muito calor”, contou Samira Hadassa Silva, de 10 anos, aluna do 5° ano do Ensino Fundamental.
A gestora da unidade escolar, Adriana Menezes, destacou a importância da obra para a comunidade. “A minha felicidade aqui, representa a felicidade da comunidade toda. Essa é a escola e a cara do bairro Antônio Guilhermino, mas nós achávamos que estávamos abandonados. Hoje, a gente entrando nessa escola, no nível que ela está, nos sentimos em outro lugar. Tenho certeza que isso vai refletir tanto no bem estar, como na autoestima e nos resultados educacionais que teremos a partir de agora”.
A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Andrei Gonçalves, do vice-prefeito Tiano Felix, da secretária de Educação, Maéve Melo, da população do bairro, da comunidade escolar, de vereadores e secretários municipais.
—
Ascom Seduc/PMJ