Os petrolinenses tem aproveitado bastante a nova Orla da cidade. Durante todo o dia crianças, idosos, pessoas de todas as idades aproveitam o local para lazer ou prática esportiva. E para que tem como foco também cuidar da saúde a novidade é a academia das cidades, que incentiva hábitos saudáveis para moradores e visitantes.
As academias contam com diversos equipamentos para estímulo e fortalecimento tanto dos membros inferiores quanto superiores. Junto à uma alimentação saudável, a prática de atividades físicas proporciona qualidade de vida e previne doenças, além de ser uma opção aberta ao público.
A requalificação ampliou a visão para o Rio São Francisco, realocando bares e restaurantes e organizando a área de alimentação do importante ponto turístico. Outro destaque é que tornou a Orla mais acessível para toda a população: as rampas de acesso às barquinhas melhoram a mobilidade e permitem que pessoas com dificuldade de locomoção possam utilizar o meio de transporte pluvial com maior facilidade. Além de contar em toda a extensão com piso tátil, adaptado para pessoas com dificuldade em enxergar e deficientes.
Para o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, Fred Machado, a requalificação veio para fazer o petrolinense de fato usufruir dos espaços públicos da cidade. “A Orla de Petrolina não deve ser apenas um cartão postal. É um espaço para ser aproveitado e frequentado pelos moradores e pelos turistas. Por isso investimos em parquinhos infantis de eucalipto, banheiros públicos e outros equipamentos. O que queremos é tornar o local apto a receber pessoas de todas as idades e sem distinção de qualquer tipo”, destaca o gestor. (Com informações: Ascom/ PMP)