Requerimento que solicita informações e melhorias para o curso de Medicina da Facape é aprovado pela Câmara de Petrolina

0

A Câmara Municipal de Petrolina aprovou, na Sessão Ordinária desta quinta-feira (21), por unanimidade, com 19 votos, o Requerimento nº 386/2025 que solicita ao Poder Executivo e à Diretoria da Facape esclarecimentos e medidas corretivas a respeito das reivindicações realizadas pelos alunos do curso de Medicina. Desde o início da semana, os alunos começaram uma mobilização nos veículos de comunicação locais para encontrar soluções para as dificuldades que o curso apresenta.

Dentre os pontos mencionados no Requerimento estão pedidos de esclarecimento sobre falhas na disciplina de Cirurgia, informações sobre a disponibilidade de materiais e equipamentos para aulas práticas, além de dados sobre acesso dos alunos aos hospitais para atividades práticas, entre outros. Em sua justificativa, o autor, vereador Dhiego Serra (PL), enfatizou a importância da aprovação do Requerimento para que haja esclarecimentos formais e ações necessárias sejam tomadas. “O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) precisa ser cumprido de maneira integral, com muita gestão e responsabilidade para que nenhum aluno conclua o curso sem a formação adequada,” pontuou.

No momento da votação, o vice-prefeito, Ricardo Coelho, estava presente na Sessão e respondeu sobre os apontamentos. “Na semana passada eu estive com alguns alunos e eles me entregaram um Ofício com todas as solicitações. Conversei com o prefeito Simão Durando e chegamos a algumas demandas que podem ser solucionadas de imediato. Até o final do mês nós vamos assinar o convênio com o Hospital Dom Tomás, com o Neurocardio e o Memorial, para que vocês possam ter aulas práticas. Também estamos analisando a questão da coordenação do curso, estudando alguns nomes para que seja escolhida uma pessoa preparada para esse cargo”, afirmou o vice-prefeito.

Reunião com as Comissões Permanentes

Na última terça-feira (19), os estudantes do curso de Medicina da Facape compareceram ao Plenário da Câmara em busca de apoio para as reivindicações. Ao final da Sessão, representantes dos alunos e pais se reuniram com os vereadores membros da Comissão de Saúde e da Comissão de Educação da Casa para apresentar as necessidades atuais do curso. Os vereadores responderam parte dos questionamentos dos alunos e manifestaram apoio na busca por soluções. Na oportunidade, foi recomendada a formalização das solicitações em um relatório para ser apresentado às autoridades responsáveis em uma reunião agendada com os parlamentares sobre o tema.