Com atraso de quatro dias em relação ao cronograma oficial, saiu na manhã desta terça-feira (22) o resultado final do concurso público para professor da rede estadual de Pernambuco.
A listagem completa está disponível no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), empresa contratada pelo governo estadual para realizar o certame.
Segundo o edital, o resultado deveria ter sido publicado na última sexta-feira (18), mas nesse dia o Cebraspe publicou um comunicado informando apenas que a lista seria divulgada “em data oportuna”, causando indignação entre os candidatos.
As provas objetivas e discursivas ocorreram em agosto. A seleção teve 45.390 inscritos. As 2.907 vagas são distribuídas em 13 disciplinas da educação básica.
HOMOLOGAÇÃO
O anúncio do resultado final do concurso foi feito pelo secretário estadual de Educação, Marcelo Barros, na noite de segunda-feira (21), em um vídeo publicado no Instagram.
Além de parabenizar os aprovados, o secretário disse que “em breve”, sem estipular data, o governador Paulo Câmara deverá homologar o resultado do concurso.
“Concluída essa etapa, o governador Paulo Câmara irá anunciar, em breve, a homologação do concurso. Esse foi o maior concurso já feito pela Secretaria de Educação e Esportes”, afirmou Marcelo Barros.
A homologação é a fase que antecede a convocação para ocupar a vaga do concurso. É o ato administrativo da autoridade competente (no caso o governo de Pernambuco) que atesta que o processo transcorreu atendendo ao princípio da legalidade.
Somente após a homologação é que poderá haver a nomeação dos candidatos aprovados.
(JC)