Na abertura das sessões ordinárias do segundo semestre na Câmara Municipal de Petrolina, nesta terça-feira (01), após a leitura de um trecho da Bíblia, o presidente da mesa diretora, Aero Cruz, solicitou que os parlamentares rezassem o Pai Nosso. Na sequência, o primeiro secretário, Rodrigo Araújo, leu o ofício confirmando o retorno de Gilberto Melo à casa legislativa.
Na primeira sessão após a exoneração, chamou a atenção o fato de Melo retornar à Câmara com a primeira falta computada. Mesmo justificada, a ausência foi sentida pelos que aguardavam com expectativa um posicionamento do vereador, que desde a exoneração, guardou silêncio e não se pronunciou oficialmente sobre o caso.
Também justificaram a ausência através de ofício os vereadores Osório Siqueira, Alex de Jesus e a vereadora Maria Elena Alencar.
Exoneração
Gilberto Melo pediu sua exoneração do cargo de secretário de Agricultura na Prefeitura de Petrolina e devolveu César Durando, que ocupava a vaga e presidia a Comissão de Saúde da Casa, à condição de suplente. Segundo informações de bastidores, havia a proposta para Gilberto renunciar ao mandato e para isso ele exigiu ocupar a vice na chapa do prefeito Simão Durando na busca pela reeleição em 2024, o que lhe foi negado.
No transcorrer da sessão, Aero Cruz registrou a presença e deu as boas vindas ao novo secretário de Governo da gestão Simão Durando, Rodrigo Galvão, que ocupa o cargo após a nomeação de Pedro Brandão para a Secretaria de Agricultura. Na oportunidade, Cruz destacou a experiência de Brandão junto às comunidades rurais de Petrolina e externou sua confiança no bom trabalho que será desenvolvido.