Os programas de correção de fluxo “Se Liga” e “Acelera” foram pauta de uma reunião, nesta quinta-feira (18), entre representantes da Prefeitura de Juazeiro e do Instituto Ayrton Senna/IAS. O encontro teve como objetivo apresentar uma avaliação dos primeiros meses de execução dos programas em Juazeiro.
Os representantes do IAS compartilharam com a secretária de educação, Maéve Melo, um panorama geral da implantação dos programas, as ações desenvolvidas, os pontos de destaque e as melhorias necessárias. “Os programas estão com um bom desenvolvimento tanto na alfabetização desses estudantes, como na aceleração da aprendizagem. Estamos com uma boa equipe de professoras, mediadoras e coordenadoras do programa aqui em Juazeiro e já começamos a pensar as ações para 2026”, avaliou a especialista em Canais do IAS, Juliana Malta.
No município, os programas atendem a quatro escolas e 164 estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. “O nosso objetivo é fazer com que cada estudante aprenda o que ele precisa aprender na idade certa. Por isso, estamos trabalhando para ampliar o número de escolas atendidas pelos programas”, pontuou a secretária, Maéve Melo.
Se Liga e Acelera
Os programas “Se Liga” e “Acelera” são desenvolvidos no município, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, e visam corrigir o fluxo educacional de crianças que enfrentam dificuldades no processo de alfabetização. O “Se Liga” prevê a alfabetização das crianças que estão com distorção idade-ano, ou seja, aquelas que não estão cursando a série adequada à sua idade. Já o “Acelera” consiste em incluir as crianças no curso escolar normal, corrigindo o fluxo de dois anos.
—
Ascom/PMJ