Reunião entre Sesab e TCE-BA discute avanços da saúde na estado

0

A secretária da saúde da Bahia, Roberta Santana, recebeu, na tarde desta segunda-feira (23), o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Marcus Presidio, e o conselheiro Gildásio Penedo para discutir os progressos e desafios da gestão da saúde na Bahia. A reunião teve como objetivo apresentar as melhorias implementadas no sistema de gestão e debater soluções para os obstáculos ainda enfrentados.

Roberta destacou a atuação nos 27 territórios de identidade e os equipamentos de saúde por nível de atenção, e reforçou a intenção de fazer o Pacto pela Saúde num esforço conjunto dos três entes federados na governança do SUS.

“Nenhum ente, de forma isolada, vai conseguir vencer os desafios que temos, sendo que a regulação é só uma parte dela. Mostramos tudo que temos feito em dados de ampliação da rede assistencial no estado para enfrentar os desafios da regulação, tanto na perspectiva do fortalecimento da atenção primária, especializada e hospitalar”, explicou a Secretária.

Roberta ressaltou a abertura de 3.168 novos leitos, a realização de 370 mil cirurgias eletivas e a entrega de 343 ambulâncias e mais de 15 mil equipamentos hospitalares aos municípios nos últimos 18 meses.

“Agradecemos a presença do presidente do Tribunal de Contas. Apresentamos os dados da gestão e as ações que implementamos para ampliar a rede assistencial, demonstrando a quantidade de leitos abertos, as tecnologias que otimizaram o processo e os 220 médicos reguladores envolvidos, reforçando a transparência do processo”, afirmou.

Desde o início do ano, a Central Estadual de Regulação atendeu mais de 219 mil solicitações dos 417 municípios baianos. A Central demonstra eficiência, com 50% dos pacientes sendo transferidos em até 24 horas e 80% em até 72 horas.

O presidente do TCE avaliou o encontro positivamente e destacou a importância do diálogo entre o Tribunal e os gestores estaduais. “A visita foi extremamente positiva. Isso vai ao encontro do momento em que o Tribunal de Contas está vivendo, que é a aproximação com gestores para entender os problemas da sociedade baiana e das políticas públicas”.

Fonte: Bahia Notícias