O professor Ricardo Santana de Lima foi nomeado como novo superintendente do Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf), após indicação feita pelo reitor pro tempore da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A portaria de nomeação foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 3 de abril.
Graduado em Ciências Biológicas e Bacharel em Ecologia na modalidade de Recursos Ambientais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Ricardo Lima também é mestre e doutor em Patologia Humana (PGPAT/UFBA)/Instituto Gonçalo Moniz (IGM-Fiocruz-BA) e Professor Adjunto do curso de Medicina, Campus Petrolina-PE, e do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM) da Univasf.
O novo superintendente já exerceu o cargo de gerente de Ensino e Pesquisa do HU-Univasf de 2015 a 2020 e possui experiência na área de saúde, com ênfase em patologia geral e experimental, cultura de células e terapia celular. Atua em doença de Chagas, células-tronco, biomateriais, biotecnologia e bioengenharia tecidual.
“Para mim foi uma honra ter sido indicado e nomeado para o cargo de superintendente. Encaro este como um dos maiores desafios da minha carreira profissional. Devemos reconquistar um clima organizacional que envolva maior pertencimento, para que toda a comunidade hospitalar se reconheça em todas as atividades institucionais, valorizando as pessoas de todos os vínculos que fazem o hospital acontecer. Novas perspectivas para a contratualização, redimensionamento e reestruturação física também serão priorizadas, com foco na melhor adequação da força de trabalho diante da demanda apresentada. Investir na potência que é o HU é melhorar as condições de prestação de serviços de atenção à saúde, de ensino, pesquisa, extensão e inovação no Vale do São Francisco, contemplando todos os atores sociais com os quais a instituição se relaciona”, destaca Lima.
Colegiado Executivo
Além de Ricardo Lima no cargo de superintendente, o Colegiado Executivo do HU-Univasf, que tem como competência gerir e avaliar, de forma integrada, o planejamento e a execução das atividades de administração, atenção à saúde, de ensino, de pesquisa e de extensão a serem desenvolvidas no âmbito do hospital, será composto também por:
Gerência de Atenção à Saúde: Aristóteles Homero dos Santos Cardona Júnior (Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), possui Residência em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. É também especialista em Preceptoria de Residência Médica no SUS pelo Hospital Sírio-Libanês e professor do curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco);
Gerência de Ensino e Pesquisa (interinamente): Paula Andreatta Maduro (Bacharel em Educação Física, mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade de Pernambuco (UPE). Atua na Unidade de Gestão de Graduação, Ensino Técnico e Extensão do HU-Univasf;
Gerência Administrativa: Roberto Rivellino Almeida de Miranda (Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Pós-graduado em Gestão Hospitalar pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa e em Gestão Pública pela Universidade Castelo Branco, Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal do Vale do São Francisco). Atuou no mesmo cargo durante a gestão anterior.
Sobre o HU-Univasf e a Rede Ebserh
O HU-Univasf é a unidade de referência para os 53 municípios da Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco – PEBA, formada por seis microrregionais de saúde e abrangendo uma população de, aproximadamente, 2.077.000 habitantes nos estados de Pernambuco e Bahia. Possui vocação para atenção a urgências e emergências que incluem politraumatismo, neurologia e neurocirurgia (alta complexidade), traumato-ortopedia (alta complexidade), cirurgia geral, cirurgia vascular, cirurgia bucomaxilofacial, clínica médica e cirurgia plástica restauradora, com atendimento multidisciplinar das equipes de saúde.
Faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde janeiro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.