Pelo menos sete regioes do RIo Grande do Sul serão afetadas por fortes chuvas neste domingo (12), entre elas, a região Noroeste; Centro-Ocidental; Nordeste; Sudeste; Sudoeste Rio-Grandense e Metropolitana de Porto Alegre. O alerta de risco foi emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden), que deixou a população e autoridades cientes de possíveis desastres hidrológicos e geológicos no estado ainda neste final de semana.
A possibilidade é de chuvas fortes, com riscos de inundações e alagamentos, além de deslizamentos de terra e desabamentos. No momento, o Rio Grande do Sul iá contabiliza 136 mortos vítimas dos temporais e enchentes que atingem o estado desde o final do mês de abril.
Conforme divulgado pela Defesa Civil por meio de boletim neste sábado (11), até o momento, o estado contabiliza 125 desaparecidos e 756 feridos. Além disso, 441,3 mil pessoas estão fora de casa. Desse total, 71,3 mil pessoas estão abrigos e outras 339,9 mil permanecem desalojadas, ou seja, foram aparadas por amigos e parentes.