O vereador Rodrigo Araújo fez dois requerimentos questionando a destinação das vacinas da Janssen que chegaram a Pernambuco, mas na distribuição, o Governo do Estado teria excluído Petrolina entre os municípios contemplados com o imunizante administrado em dose única. Ao defender a solicitação de informações na sessão desta terça-feira (22), o parlamentar chegou a insinuar que questões políticas estariam inferindo nos critérios de distribuição.
“Eu chamo a atenção dos colegas vereadores. Eu fiz dois requerimentos, cujo assunto me deixou muito curioso. Para tentar entender porque nossa querida Petrolina ficou de fora da última semana da vacinação contra a covid 19. Arcoverde teve direito, Caruaru teve direito, Serra Talhada teve direito, várias cidades tiveram direito. E a capital do Sertão, pasmem, ficou de fora. Aí eu queria entender e fiz essa pergunta através do requerimento ao governador Paulo Câmara, governador de Pernambuco, independente de quem votou nele ou não, ele tem que responder a Petrolina o porque o município ficou de fora. Isso é impressionante, no mundo em que vivemos, todo mundo precisando de saúde, o governador deixa a nossa querida Petrolina de fora. Acho que ele está com alguma coisa, meio acuado politicamente e está querendo descontar no povo, mas o povo tem que ser inteligente”.
Além de Paulo Câmara, o secretário estadual de saúde, André Longo, também foi citado no documento, assim como a deputada estadual Dulcicleide Amorim e o deputado estadual licenciado e secretário de Ciência e Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lucas Ramos.
“Aproveitando, estou solicitando também através de outro requerimento aos deputados que acompanham o governador, os deputados que a gente vê nas redes sociais toda hora no gabinete do governador. Tem o deputado Lucas Ramos que é secretário ao governador, que tem voto em Petrolina, que tem representante aqui, que é filho de Petrolina e eu quero saber porque o deputado Lucas Ramos não fala a respeito dessa covid 19 e dessas vacinas que ficaram de fora”.
No dia 10 de junho, em pronunciamento feito através do canal do Governo do Estado no YouTube, o governador Paulo Câmara informou que as vacinas da Janssen serão distribuídas, além do Recife, para cidades do Agreste e do Sertão do Estado. Os municípios de Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados Ingazeira e Serra Talhada, atualmente com patamares altos de contaminação, foram incluídos na destinação das doses do imunizante para acelerar a vacinação da população.
“A velocidade da pandemia no nosso Estado não obedece a um critério uniforme. Por isso, pactuamos com os municípios uma estratégia diferente para a distribuição da vacina da Janssen. Esse é mais um anúncio importante na nossa luta contra o novo coronavírus”, afirmou o governador, explicando ainda que, por imunizar com dose única, a vacina da Janssen permite dar maior rapidez ao processo de vacinação completa.