As chuvas continuam em Petrolina, deixando grandes pontos de alagamento e preocupações entre os moradores da cidade. Ao mesmo tempo, segue a implantação da decoração natalina nas áreas centrais do município, dentro do chamado Natal Luz, que converge algumas ações de atração do turismo. Atento aos investimentos feitos até o momento, o vereador Ronaldo Silva (UB) considerou uma contradição investir em decoração quando a população das regiões periféricas sofrem com alagamento e inundações.
“Petrolina está linda mas no Centro da cidade. Nós bairros periféricos da nossa cidade está um horror, está um clamor. Vocês sabem quando foi a licitação oara esse Natal Luz? Quase R$ 2 milhões. Com esse mesmo valor, o município tiraria o povo da lama, do sofrimento que está acontecendo na nossa cidade por causa das chuvas. Precisamos abrilhantar o nosso município, mostrar parados turistas que Petrolina é a Califórnia do Sertão, mas precisamos dar prioridade às coisas. E a prioridade neste momento é socorrer o povo do Mandacaru, do Jardim Petrópolis, do Dom Avelar, da Vilar Marcela, do Padre Cícero, de outros e outros bairros que vem sofrendo com as chuvas intensas que estão acontecendo no município”, relacionou.
Segundo o oposicionista, é necessário olhar com mais atenção para as consequências trazidas pelas últimas precipitações. “Precisamos de socorro, precisamos sim ajudar essas pessoas lá das invasões, da Vila da Fé e de outras invasões que Petrolina tem. O povo esta pedindo socorro e está casa tem dever de cobrar do Executivo para que socorra esse povo. A cidade está ficando bonita, mas só no Centro da cidade, na Avenida Guararapes, na Orla, mas da Sete de Setembro para lá, o povo está clamando, esta pedindo socorro a está casa e para o Executivo”.
Silva ainda relatou a situação dos moradores das ruas 29 e 30 do Loteamento Recife, que não dormem à noite porque as águas que vem do José e Maria e Dom Avelar desembocam esses dois logradouros. Para o parlamentar, isso é resultado da duplicação das pistas da BR 428 e por isso, sua sugestão é que a gestão municipal estabeleça uma parceria com o DNIT para solucionar o problema.
“Precisamos de festa, o povo precisa de festa, mas precisa primeiro atender os mais necessitados, que estão pedindo socorro na nossa cidade”.
Em resposta às críticas proferidas por Ronaldo Silva, o líder do Governo, Diogo Hoffmann destacou a expectativa em voltar da movimentação financeira prevista com a atração de turistas. “A gente ter em mente, ter a compreensão, de que ações voltadas para a promoção e desenvolvimento do turismo são muito mais do que uma mera cifra financeira de investimento da prefeitura. Representa o emprego do vendedor de pipoca que vai ganhar o seu dinheiro ali na praça, representa o emprego das pessoas que poderão fazer uma venda, um maior movimento dos carros de aplicativos que farão o transporte das pessoas até a Praça da prefeitura. Não são coisas excludentes, devemos sim cuidar da periferia, cuidar das demais situações, mas não podemos condenar uma ação que visa promover o turismo na maior cidade do Sertão de Pernambuco. Nós estamos numa potência turística, que é Petrolina. O Natal Luz, no ano passado trouxe uma gama gigantesca de turistas, promoveu a ocupação de espaços públicos pela população. Então, fica aqui a nossa defesa sim a essa comemoração de Natal e que a cada ano Petrolina fortaleça ainda mais essa política de promoção e incentivo ao turismo”, reforçou.